Você está visualizando atualmente Opinião | Empresas médicas pressionam governo

Opinião | Empresas médicas pressionam governo

O Governo do Estado acertou ao convocar nesta terça (13) coletiva de imprensa para deixar claro a situação das empresas médicas que prestam serviço no Amazonas.

O Estado vem pagando regularmente essas empresas que não perdem a oportunidade de pressionar, isso para não dizer chantagear, o Governo ao ameaçar paralisar os serviços básicos da população.

Barriga cheia

Essas empresas, formadas exclusivamente por médicos especialistas em regime societário, já receberam R$ 425,7 milhões, em um ano. Decididamente não há do que reclamar, muito menos há motivos para ameaças veladas.

As explicações dos secretários Francisco Deodato, da Saúde, e Alfredo Paes, da Fazenda, foram esclarecedoras e convincentes.

Remanejamento

Apesar da polêmica e da falta de consenso, hoje os deputados estaduais devem aprovar o remanejamento dos fundos especiais estaduais para que a Sefaz pague mais 127 milhões aos fornecedores da saúde.

Condução

O presidente do Poder Legislativo, deputado David Almeida (PSB) tomou para si a tarefa de conduzir a votação e o debate e até convocou representantes das cooperativas para debater o assunto.

No fim, junto com os outros deputados, apresentou uma emenda que está gerando mais polêmica ainda: ela sugere que além do dinheiro já em caixa, sejam utilizados recursos a serem arrecadados também em novembro e dezembro.

E, depois, que sejam pagos os salários não apenas da Saúde, mas também dos terceirizados da segurança, limpeza e conservação.

Insuficiência de fundos

De qualquer maneira, toda essa manobra de tira daqui e paga ali, vai ser insuficiente para pagar todos os atrasados do pessoal da Saúde. Segundo os cálculos de David Almeida, o restante vai ficar de presente para o próximo governador.

Paralisação

Apesar dos esforços do Governo e da Aleam, os donos e sócios das empresas médicas que prestam serviços de saúde para o Estado decidiram que na próxima quarta-feira (21), os médicos irão parar as cirurgias eletivas e ambulatórios a partir das 07h da manhã.

Os atendimentos de urgência serão mantidos.

Perdeu, parou

O deputado José Ricardo (PT) denunciou nesta terça-feira (13) que o governo do Estado paralisou diversas obras de recapeamento de asfalto que estava fazendo em municípios do interior.

O petista fez a denúncia diretamente ao TCE-AM pedindo auditoria em todos os contratos do Governo do Estado com as empresas que estavam executando obras de pavimentação nas cidades amazonenses.

José Ricardo apontou os municípios de Presidente Figueiredo, Tefé, Tabatinga, Manacapuru e Itacoatiara como exemplos.

Mais 24 nomes na transição

O governador eleito Wilson Lima (PSC) definiu nesta terça (13), 24 nomes para oito subcomissões que vão ajudar o novo governo a fazer o diagnóstico do Estado do Amazonas.

A expectativa é que no dia 13 de dezembro tudo esteja consolidado para que resultado final da transição possa estar pronto para ser divulgado à população e entregue aos futuros secretários do Governo Wilson Lima.

Entre os convocados estão: o médico e ex-secretário de Saúde da Prefeitura de Manaus na gestão de Serafim, Jesus Pinheiro, e o economista Alex Del Giglio, servidor de carreira da Fazenda estadual e ex-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Primeiro encontro

Wilson Lima se encontrará nesta quarta-feira (14) com Jair Bolsonaro, em Brasília, em agenda que reunirá todos os vitoriosos que governarão os estados nos próximos quatro anos. Antes, os novos governadores também se reunirão para tratar de temas de interesse em comum dos estados.

Esse será o primeiro encontro de Wilson com o Bolsonaro desde que ambos iniciaram oficialmente a campanha eleitoral.

Eleição da OAB-AM

O TRE-AM dará todo o suporte necessário à realização da eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) marcada para ocorrer dia 28 de novembro, no Sambódromo.

Além de Manaus, poderão votar também os advogados dos municípios de Tefé e Parintins, onde a OAB-AM possui subseção.

Na capital, serão disponibilizadas pelo TRE-AM 40 urnas eletrônicas. Nos demais municípios, a votação dar-se-á, exclusivamente, por meio de urnas de lona.

Votação obrigatória

A eleição para a OAB-AM triênio 2019-2021 é obrigatória e ocorrerá no horário de 9h às 17h. O advogado que não votar deverá pagar multa que corresponde a 20% do valor da anuidade, em torno de R$ 160,00.

Atualmente, 6,5 mil advogados e advogadas estão aptos a votar.

Corte de 30% dos comissionados

O presidente eleito, Jair Bolsonaro , planeja cortar “no mínimo” 30% dos cargos comissionados no governo federal. Ele disse concordar que há um “exagero” no número atual, de mais de 23 mil.

Bolsonaro afirmou que há intenção de reduzir cargos também em empresas estatais e em bancos públicos.

Deadline

O ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ), deu três dias de prazo para o presidente eleito Jair Bolsonaro e seu partido, o PSL , complementarem a prestação de contas da campanha com dados, documento e esclarecimentos.

Em relatório,técnicos do tribunal apontaram “inconsistências” na prestação de contas,com suspeitas de irregularidades e de impropriedades em 16 itens.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214

Deixe um comentário