Você está visualizando atualmente Opinião | Estado de emergência em Manaus

Opinião | Estado de emergência em Manaus

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, decretou estado de emergência na cidade após uma série de ataques a estabelecimentos municipais.

Na semana passada, uma unidade básica de saúde foi assaltada por uma facção criminosa.

O decreto será publicado no Diário Oficial nesta segunda-feira (17).

AMAzonas exposto

O prefeito tucano, que tem criticado o governo Amazonino Mendes pela falta de apoio, negligência e incompetência, também pretende chamar a atenção de organismos internacionais (ONU e OEA) para o problema da falta de segurança na cidade.

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann comprometeu-se em ajudar no reforço da segurança.

Multa de R$ 106 mil

O TRE-AM multou em R$ 106 mil reais a TV Cultura (Fundação Televisão e Rádio Cultura do Amazonas – FUNTEC) pela veiculação de duas inserções a mais da propaganda eleitoral do candidato Amazonino Mendes nos dias 05 e 06 de setembro.

A pasta é comandada pela jornalista Celes Borges que também já foi secretária de comunicação de Amazonino em gestões anteriores e participa há décadas de campanhas para Amazonino. No seu perfil no facebook a diretora da TV Cultura faz campanha aberta em prol de Amazonino.

A ação foi representada pela COLIGAÇÃO AMAZONAS COM SEGURANÇA, de Omar Aziz, e deferida pelo juiz Auxiliar – Dr. Bartolomeu Ferreira de Azevedo Júnior.

Viralisou no ZAP

Circula em grupos de whatsapp uma série de prints atribuindo conversas em um “grupo do zap”, formado por políticos e formadores de opinião como, o deputado estadual Josué Neto (PSD), o líder do governo Dermilson Chagas (PP), o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas Bosco Saraiva (SD), o radialista Ronaldo Tiradentes, entre outros.

Na suposta conversa o grupo estaria falando mal de servidores públicos e de opositores políticos de Amazonino.

Vítima de Fake News

O deputado estadual Josué Neto emitiu uma nota onde afirma que o grupo e a conversa são falsos e que foram vítimas de fake news. Josué afirma que medidas cabíveis já estão sendo tomadas para punir as pessoas que estão disseminando as informações falsas. “A legislação já pune quem cria e quem distribui notícias falsas. A verdade sempre prevalece”, declarou o parlamentar.

Vice de Bolsonaro em Manaus

Em ato de campanha em Manaus na última sexta (14) e sábado (15), o general Hamilton Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro, negou a alta rejeição do presidenciável do PSL.

“Não acreditem que nosso líder tem mais de 40% de rejeição. Sabemos que toda unanimidade é burra. Tem gente que vai votar em outros. Ótimo. Mas a maioria somos nós”.

CPI dos Museus

Após o primeiro turno das eleições, ao voltar os trabalhos no Congresso Nacional, o Senado pode ter uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação dos museus do país.

A proposta surgiu após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo da CPI será apurar a aplicação dos recursos destinados à cultura e à preservação dos museus.

Com 28 assinaturas, uma a mais que o mínimo exigido, o requerimento de criação da CPI foi apresentado pelo senador Cristovam Buarque, e conta com a assinatura da Senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

Combate à corrupção

Os representantes de entidades do Comitê de Combate à Corrupção e Caixa Dois no Amazonas irão se reunir na manhã desta segunda (17) com o procurador-geral do MPE-AM, Fábio Monteiro, no Ministério Público do Amazonas com o objetivo de acompanhar a efetivação dos compromissos assumidos pelos candidatos majoritários à governador e vice e de possíveis ações judiciais caso os mesmos não sejam honrados.

Bolsonaro sobe para 33%

Nova pesquisa de intenção de votos divulgada na madrugada desta segunda-feira pelo banco BTG Pactual em parceria com o Instituto FSB traz Jair Bolsonaro(PSL) com 33% das intenções de voto, três pontos percentuais acima da semana passada. A pesquisa do BTG é a que tem dado maior pontuação a Bolsonaro na comparação aos outros levantamentos. Fernando Haddad (PT), passou de 8% para 16%. Ciro Gomes (PDT), chegou a 14%, ante 12% da semana anterior. Geraldo Alckmin (PSDB) tem 6%. Marina Silva (Rede) tem 5%.

Na pesquisa, 9% disseram não votar em ninguém. Outros 2% apontaram nulo ou em branco e 4% não sabem. 1% dos entrevistados não responderam à pesquisa.

Alerta do Mossad

Lauro Jardim, em seu blog em O Globo, diz que o entorno mais próximo de Jair Bolsonaro circula uma história rocambolesca, mas que é levada a sério por ali: agentes do Mossad, o serviço de inteligência de Israel, estiveram recentemente na Argentina para avisar às autoridades locais que integrantes do Hezbollah fariam suas vítimas na América do Sul: Maurício Macri e Jair Bolsonaro.

Alckmin triste

Geraldo Alckmin tem feito de tudo para evitar o clima de derrota, publica a Folha.

O tucano, mesmo cansado, mantém programação intensa para não se concentrar no desastre eleitoral de sua campanha.

Os perfis falsos de Moro

A Ajufe, entidade que reúne os juízes federais brasileiros, quer que o Instagram retire da rede os perfis falsos de Sergio Moro.

Um desses perfis, diz o Estadão, tem 655 mil seguidores e pede voto para Jair Bolsonaro.

“Somando todos os 25 perfis falsos de Moro no Instagram, ele conta com 786.780 seguidores. É mais do que têm juntos o ex-presidente Lula (456 mil) e os candidatos Geraldo Alckmin (130 mil) e Marina Silva (134 mil)”.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário