Você está visualizando atualmente Opinião | Fantástico exibe casos de corrupção em Coari

Opinião | Fantástico exibe casos de corrupção em Coari

Opinião | Fantástico exibe casos de corrupção em Coari

Um escândalo de corrupção em uma prefeitura no interior do Amazonas traz de volta ao noticiário a família Pinheiro.

No passado não muito distante, o patriarca Adail Pinheiro foi condenado e preso por exploração sexual de menores. E agora o filho, Adail Filho e um sobrinho, Keitton Pinheiro, estão presos sob a acusação de desvio de dinheiro público. A filha, deputada estadual Mayara Pinheiro foi alvo de mandado de busca e apreensão e está sendo investigada.

R$ 100 milhões

O mais novo capítulo na história da família Pinheiro é um esquema de corrupção que, segundo o Ministério Público, desviou do município de Coari cerca de R$ 100 milhões nos últimos dois anos. Ainda segundo a reportagem do Fantástico, Adail Filho, conhecido como Adailzinho, passava boa parte do tempo fora da cidade e vivia uma vida de luxo e ostentação.

Reforma Administrativa

Na última semana os deputados estaduais estiveram reunidos na sede do governo junto com o vice-governador e chefe da casa civil, Carlos Almeida, para discutir a reforma administrativa que o governo encaminhará para Aleam nesta semana.

Propostas

Segundo o vice-governador, Carlos Almeida, a reunião foi para que o Governo apresentasse suas propostas e ouvisse os deputados a fim de que haja construção conjunta das mudanças.

“Entendemos que a melhoria da estrutura operacional, eficiência e qualificação de investimentos do Estado diz respeito a todos. Não é somente preocupação do Executivo, mas também dos deputados, que representam a população.”, afirmou Carlos Almeida.

Sem possibilidade

Segundo informações do blog da Rosiene Carvalho dão conta que Secretaria de Cultura (Sec) não será extinta. E também consta que não existe a possibilidade de uma fusão entre a Sec, Secretaria de Esporte e Lazer (Sejel) e a Secretaria de Educação (Seduc). A proposta está fora dos planos do governo.

Fusão

A secretaria de Estado de Trabalho (Setrab), Secretaria de Estado de Diretos das Pessoas com Deficiência (Seped) e a Sejel, serão incorporadas a outra secretaria.

É possível que a Seped seja incorporada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejusc).

Vamos aguardar as sugestões dos deputados!

Novas reuniões

Esta semana haverá uma nova rodada de discussão entre Executivo e deputados sobre a reforma administrativa que está sendo desenhada para estruturar um Estado mais enxuto e dinâmico, com foco na melhoria dos serviços prestados à população. O governo quer ouvir as sugestões dos deputados.

Ameaça

Um projeto de lei tem deixado a bancada amazonense com o pé atrás. É a proposta 4805 de 2019. Ela começou a tramitar na Câmara esse mês e é de autoria de quatro deputados federais, dois de São Paulo, um de Minas Gerais e um de Santa Catarina.

A ideia do texto é conceder créditos tributários para insumos e bens finais de informática como monitores e placas de computadores.

O que pode mudar

Se aprovado, o projeto poderia causar grandes prejuízos à Zona Franca de Manaus já que o modelo deixaria de ser vantajoso pra muitas empresas.

O polo de informática é o 2º maior segmento em faturamento da ZFM. Atualmente, a proposta aguarda o parecer do relator na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara.

Ataque

O deputado federal Zé Ricardo falou que esse texto é um ataque à ZFM de Manaus e que vai questionar o projeto.

“Nós questionamos também o governo Bolsonaro. O Ministro da Economia fica falando mal da Zona Franca o tempo todo”, acrescentou o parlamentar.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário