Você está visualizando atualmente Opinião | Força tarefa para atuar na Maus Caminhos

Opinião | Força tarefa para atuar na Maus Caminhos

No mesmo dia em que o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) formaliza denúncias contra 21 envolvidos no escândalo de desvios da saúde do Estado, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, assinou portaria em que cria, na estrutura do MPF-AM, uma força-tarefa chamada de “Operação Maus Caminhos”.

Corpo técnico

A portaria foi publicada nesta segunda-feira (25) na edição do Diário Oficial da União (DOU) e designa os procuradores Armando Cesar Marques de Castro e Thiago Pinheiro Corrêa para atuarem no grupo.

Corrupção na saúde

A Operação Maus Caminhos investiga o desvio milionário de verbas federais nos contratos firmados pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), que chegou a levar à prisão o ex-governador José Melo (Pros), ex-secretários estaduais de saúde e indiciou empresários e advogados.

Convite

O Procurador Alexandre Jabur, que foi o responsável por denunciar o esquema da Maus Caminhos, deixa Manaus nesta quarta-feira (27) para trabalhar na Lava-Jato, em Curitiba.

Acolhida a refugiados

O Ministério da Defesa do Brasil se recusa a falar em conflito, tensão ou possível intervenção ou guerra militar contra a Venezuela, por conta dos eventos que aconteceram na fronteira com o país vizinho neste final de semana.

Ao contrário, em nota distribuída à imprensa por meio do Comando Militar da Amazônia (CMA), o ministério reitera que a fronteira do Brasil com a Venezuela continua aberta para receber refugiados daquele país.

Sem aparato bélico

A nota afirma que militares brasileiros e venezuelanos negociaram a retirada do aparato de guerra que o governo venezuelano havia determinado para a cidade de Santa Elena do Uairén e na fronteira entre os dois países, próximo da cidade brasileira de Pacaraima (RR).

Clima tenso

Apesar de toda a negociação, o clima na região de fronteira é tenso, preocupante e apreensivo, principalmente entre os brasileiros que se encontram do “lado de lá”.

Vão ter que se explicar

O secretário de Saúde, o vice-governador Carlos Almeida Filho, e o diretor do Hospital 28 de Agosto, Eduardo Mesquita Júnior, terão que se explicar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) sobre a medida de ter barrado a entrada do deputado Wilker Barreto (PHS) neste final de semana, na unidade hospitalar, além de dar explicações sobre o quadro caótico que se encontra o sistema de saúde do Estado.

A ida dos dois é fruto de um requerimento apresentado por Wilker à Comissão de Saúde da casa solicitando a convocação dessas autoridades.

Governo tem que ser responsabilizado

Num discurso incisivo na tribuna da Assembleia, Wilker criticou o atual cenário da saúde e o tratamento que o governo tem dado ao setor. O deputado também afirmou que as fiscalizações às unidades de saúde do Estado vão continuar.

Gripe H1N1

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus solicitaram ao Ministério da Saúde a antecipação da campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). A campanha é nacional e acontece uma vez por ano, no mês de abril, mas, por conta do aumento dos casos de Gripe H1N1, na última semana, o apelo é para que a vacinação seja antecipada para o mês de março, conforme explicaram os secretários de Saúde do Estado (Susam), Carlos Almeida, e do Município (Semsa), Marcelo Magaldi, durante entrevista coletiva, nesta segunda-feira (25).

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

 

Deixe um comentário