Opinião | Gestão ambiental e controle de contas públicas

Opinião | Gestão ambiental e controle de contas públicas

Opinião | Gestão ambiental e controle de contas públicas

Anúncios

Políticos, autoridades e cientistas participaram, na noite dessa quinta-feira (17), da abertura do II Simpósio Internacional Sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas em Manaus.

A presidente do TCE-AM, Yara Lins dos Santos, ressaltou a importância das discussões para preservação do meio ambiente e conscientização da sociedade, mas disse que a Corte de Contas não se resumirá apenas as discussões.

Práticas Sustentáveis

“O TCE-AM, através da Carta da Amazônia – documento produzido ao término do evento -, mostrará ao mundo a importância de se adotar, não só a conscientização, mas também práticas sustentáveis que, a longo prazo, poderão contribuir com a preservação da nossa Amazônia”, defendeu.

Preservação Ambiental

O governador Wilson Lima reafirmou o compromisso do Governo do Amazonas com a preservação ambiental e disse que mantém conversas com o TCE-AM para construção de uma política pública de preservação ambiental e respeito à transparência na aplicação dos recursos.

“Todas as vezes que qualquer Estado tenta pleitear investimentos, principalmente na área ambiental, a primeira questão levada em consideração é o equilíbrio das contas e a transparecia com a qual o governo trabalha. Por isso, este é um evento importante para tratar de transparência e controle dos gastos públicos”, disse o governador.

Reforma Administrativa

O governo do Amazonas publicou no Diário Oficial (DOE) da última terça-feira (15), as alterações promovidas pela reforma administrativa. A medida põe fim a cinco secretarias, a cinco cargos de Secretários Extraordinários e une órgãos estaduais.

O objetivo é gerar economia para a máquina pública, que, segundo o governo, ficará na ordem inicial de R$ 5,16 milhões por ano.

Exoneração

Na última quarta-feira (16), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto assinou a exoneração do Sargento da Polícia Militar (PM), Elizeu da Paz de Souza envolvido na morte do engenheiro Flávio Rodrigues, morto no último dia 29 de setembro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), de edição 4.703.

Sintomática

O vereador Chico Preto (Sem partido), usou a tribuna para falar sobre a exoneração do Sargento antes mesmo da conclusão da Sindicância aberta pela prefeitura onde apura a participação de Elizeu na morte do engenheiro. “Não esperou nem a conclusão da sindicância? Sintomático”, disse o vereador.

No dia 10, Chico Preto enviou um ofício de n° 57/2019 com 15 perguntas ao prefeito sobre a relação da prefeitura com o caso Flávio. Em resposta ao Direto ao Ponto, Chico afirmou que ainda não teve seus questionamentos respondidos.

Quebra de sigilo

Um pedido feito pela Polícia Civil do Amazonas (PC) para quebra de sigilo telefônico e telemático, de dados e localização da primeira-dama de Manaus e outros envolvidos no Caso Flávio foi acatada pelo (MPE-AM). O que pode dar um rumo diferente as investigações, já que Alejandro fez uma ligação para a mãe na noite do assassinato, colocando a primeira-dama na cena no crime e tornando-a testemunha no Inquérito.

Não vai depor

O advogado da primeira-dama Elisabeth Valeiko, Yuri Dantas, afirmou que a cliente não irá depor nessa sexta-feira (18) sobre o caso Flávio. A estratégia se deu após o surgimento de uma nova testemunha no inquérito policial que pode mudar os rumos da investigação.

Troca de cadeiras

O presidente Jair Bolsonaro decidiu tirar a deputada federal Joice Hasselmann da liderança do governo no Congresso Nacional. Com a saída de Joice, o cargo ficou para Eduardo Gomes (MDB-TO), que passa a ter dois líderes de governo. Fernando Coelho (MDB) é líder do Governo no senado.

Repercussão

O senador do Amazonas, Eduardo Braga, que é do mesmo partido de Gomes afirmou que recebeu a notícia com satisfação, mas que isso não significa que todo o MDB está alinhado com o presidente Jair Bolsonaro.

“É um parlamentar experiente, te e vários anos na Câmara, um bom relacionamento em todas as áreas do Congresso”, acrescentou Braga.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário