Você está visualizando atualmente Opinião | Governador faz balanço de mandato e destaca avanços no enfrentamento ao Covid-19

Opinião | Governador faz balanço de mandato e destaca avanços no enfrentamento ao Covid-19

Opinião | Governador faz balanço de mandato e destaca avanços no enfrentamento ao Covid-19

Wilson Lima critica políticos que usam a pandemia como palco político

Articulações políticas se intensificam de olho em 2022

Prefeitura de Manaus continua com baixa cobertura de atendimento ao Covid-19

Ontem (2) a leitura da mensagem governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), feita pelo governador Wilson Lima, marcou o retorno dos trabalhos da Casa.

Uma nova presidência, um governador mais calejado e muitos desafios por conta da segunda onda da pandemia dão o tom de 2021, ano de preparação do terreno para os candidatos e para quem busca a reeleição em 2022.

Nos próximos meses, passada a segunda onda, pesquisas de opinião e intenção de voto começam a ser divulgadas com o recorte do cenário atual. E as peças do tabuleiro começam a ser montadas.

A Pesquisa Direto ao Ponto será uma delas.

Herança

Desde o começo de sua gestão, o Governador Wilson Lima vem enfrentando uma série de dificuldades, parte dela por ter herdado um estado com dívidas e uma estrutura precária, com a saúde em frangalhos, outra na esfera política, pois quebrou uma hegemonia de caciques que governavam o Amazonas há quase quatro décadas.

Dissonância

Mesmo com todas as adversidades enfrentadas, da política à uma das maiores pandemias da história da humanidade, o governador segue firme no leme do Estado no seu terceiro ano de mandato.

O fato é que ele nunca esteve tão lúcido e seguro do que precisa ser feito e dos desafios que terá pela frente.

Avanços

Ontem Wilson Lima fez seu melhor discurso de mandato.

Firme e confiante, pontuou de maneira clara avanços da sua gestão, entre as principais ações, ele ressaltou a ampliação da capacidade de assistência da rede pública de saúde no combate ao Covid-19 e o equilíbrio fiscal.

Além das dificuldades enfrentadas, que vão das políticas às estruturais, fruto de décadas de descaso com a saúde do Amazonas.

Saúde

Segundo o governador, o AM conta com 1.348 leitos exclusivos para Covid-19. Um crescimento de 195% na oferta de leitos.

Foram destinados 875 leitos clínicos para atendimento de Covid-19 nos 61 municípios do interior.

Além do investimento em miniusinas de oxigênio, ampliação do abastecimento de medicamentos que hoje opera com 75% de estoque e do auxílio emergencial que será pago para 100 mil famílias em vulnerabilidade do Estado.

‘Palco político’

Wilson criticou políticos que usam a pandemia como palco político e que hoje cobram dele uma conta que deveria ter sido cobrada há anos, de governadores e prefeitos passados, o que não foi feito.

“Ano passado a prefeitura de Manaus virou as costas para a pandemia. Fez de conta que não tinha nenhuma responsabilidade com a saúde dos manauaras. Das mais de 200 Unidades Básicas de Saúde, o executivo municipal só disponibilizou 18 para atendimento ao Covid-19” criticou o governador, salientando que Manaus tem a pior cobertura de atenção de básica do Amazonas, e que muitas vidas teriam sido salvas se o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, há época, tivesse feito a sua parte.

Vale ressaltar que a crítica ao ex-prefeito não deixa de ser uma alfinetada no atual prefeito David Almeida, que pouco ampliou essa cobertura de atendimento ao Covid-19 na sua gestão.

‘Um palmo’

“Enquanto famílias estavam enlutadas e os profissionais da saúde continuavam lutando, exaustos, o prefeito então vivia no seu mundo onírico, vendo a crise da saúde como uma oportunidade de autopromoção, em brigas políticas e ataques, que continuam até hoje. Ele e seus seguidores que não conseguem enxergar um palmo à frente. A história vai cobrar isso”, afirmou Wilson.

Aceno

Ao fim do discurso, Wilson Lima destacou que é impossível governar e fazer tudo sozinho. Agradeceu toda a ajuda que tem recebido dos órgãos de controle, do judiciário e da Assembleia Legislativa do Amazonas. Também agradeceu o apoio recebido do presidente Bolsonaro e demais governadores.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário