Opinião | Governo anuncia volta às aulas em agosto 

Opinião | Governo anuncia volta às aulas em agosto 

Opinião | Governo anuncia volta às aulas em agosto

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou ontem (28), que a data definida pelo Governo do Amazonas para o retorno das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino, em Manaus, será para 10 de agosto. Sendo o Amazonas o primeiro estado a ter volta às aulas após pandemia.

A retomada das aulas tem o aval da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que acompanha os dados do novo coronavírus (Covid-19) no estado.

⭕

Gradativa e Híbrida

Os primeiros a retornarem, são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

⭕

Volta será mista

Todas as turmas serão divididas em blocos A e B, frequentando as escolas de maneira intercalada. Às segundas e quartas-feiras, o bloco A assiste às aulas presenciais e, às terças e quintas-feiras, será a vez do bloco B conferir as atividades presenciais.

Às sextas-feiras serão destinadas aos professores, que realizarão o seu planejamento de conteúdo.

⭕

Aula em Casa

Nos dias em que os estudantes estiverem em casa, eles deverão acompanhar os conteúdos por meio do projeto “Aula em Casa”, que terá a sua programação adaptada.

O projeto terá continuidade e pode ser acompanhado pelos canais da TV Encontro das Águas (2.1, 2.2, 2.3 e 2.4) e pela Internet, por meio do YouTube, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma Saber+ e aplicativo Aula em Casa.

⭕

Investimento

Para o retorno das aulas presenciais, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 10 milhões na aquisição de materiais e insumos para a proteção, prevenção e combate à disseminação do vírus no ambiente escolar.

⭕

Labuta

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, deputado Josué Neto (PRTB), surpreendeu a todos ao participar de forma virtual da sessão ordinária desta terça-feira (28). Josué entrou ao vivo direto do hospital da Samel, onde está se recuperando após o acidente que sofreu no último domingo (26).

“Quero agradecer as energias positivas e as orações. Já estou em recuperação. Os médicos já informaram que falta apenas um exame para que eu possa ficar em repouso em Casa por duas semanas” disse o presidente.

⭕

Retomada

O trabalho virtual no Congresso já tem data pra acabar. As sessões presenciais no Senado devem ser retomadas na segunda quinzena de agosto. A partir do dia 15, os parlamentares vão precisar bater ponto em Brasília novamente.

O retorno vai ter algumas mudanças, é claro!

⭕

Sistema drive thru

Uma das alterações vai ser a implantação da votação drive-thru. É isso mesmo que você leu. Os senadores não vão nem precisar sair do carro em votações secretas.

O sistema vai ser instalado em uma das entradas do Congresso. O político para o veículo e da janela mesmo consegue dar seu voto.

Pelo menos 13 votações de autoridades (como embaixadores e diretores de agências reguladoras) estão na fila e devem ser analisadas já neste novo estilo.

⭕

Tem mais

A Casa também vai implantar estações de votação secreta em outras dependências da Casa. A ideia é os totens sejam instalados em sete lugares.

Pelo menos 27 dos 81 senadores fazem parte do grupo com maior vulnerabilidade.

⭕

Opinião

O senador amazonense, Plínio Valério, achou meio estranho o novo sistema. Em entrevista ao “Direto ao Ponto”, ele falou que acredita que em votações que envolvem a nomeação de autoridades, a estratégia pode até funcionar, mas em outras situações fica tudo muito complicado.

“Se tiver outro assunto, eu particularmente faço questão que seja em plenário, que seja realmente presencial”, acrescentou Plínio.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário