Você está visualizando atualmente Opinião | Governo venceu

Opinião | Governo venceu

Com a forte mobilização da base governista na ALEAM, o projeto do Executivo, que possibilita o uso dos recursos do Fundo de Turismo e Desenvolvimento do Interior (FTI) para a saúde foi aprovado na manhã desta quarta-feira (27).

Com 19 votos favoráveis, apenas um voto contra e quatro ausências, os deputados deram o aval para o Governo transferir R$ 350 milhões do FTI para serem usados no socorro ao sistema de saúde da capital e do interior.

Diálogo afinado

Para o Governo, a vitória é sinal de que o diálogo aberto com prefeitos e deputados valeram à pena, pois foi criado uma agenda positiva com o Poder Legislativo e interior do Estado.

O mesmo pensamento é compartilhado pelo presidente do Aleam, deputado Josué Neto (PSD), que ressaltou o movimento coletivo em seu favor da matéria, atraindo a participação de todos os envolvidos na votação do projeto.

Interior saiu agradecido

O presidente da Associação dos Municípios do Amazonas (AAM), Andreson Cavalcante, prefeito de Autazes, afirmou que pela primeira vez na história do Amazonas, os prefeitos do interior participaram da destinação do uso do FTI, e por isso há um sentimento de gratidão, avanço e conquista.

“Abrimos a discussão sem ter nada e saímos daqui com 70 milhões para investimentos em saúde no interior”, afirmou o prefeito.

Que seja a primeira e a última vez

Apesar de a casa ter endossado a modificação na lei do FTI, o relator da proposta, deputado Ricardo Nicolau (PSD), deixou um recado: que essa seja a última vez que o fundo tenha quer ser usado para outros fins e que, se houver uma outra vez, que a Assembleia rejeite o pedido.

Almeida vai

Com esse resultado favorável, o secretário de saúde, Carlos Almeida Filho, já sinalizou que atenderá o “convite” do deputado da oposição, Wilker Barreto (PHS) e vai à casa legislativa nesta quinta-feira (28) para sanar dúvidas sobre a pasta.

Do contra

E por falar em Barreto, foi dele o único voto contrário ao projeto do Executivo que possibilitou a transferência dos recursos do FTI. O projeto contou com o apoio de deputados declarados ‘independentes’. Após a votação da saúde, resta saber se Wilker fará uma oposição intransigente ao Governo do Estado ou se também votará favoravelmente em alguma proposta enviada pelo Governo do Amazonas.

Estado de Emergência

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), decretou Estado de Emergência na Saúde após 39 casos confirmados e 12 óbitos por gripe H1N1 no Estado.

A medida foi anunciada na noite desta quarta-feira (27) durante reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Brasília. Parlamentares da bancada federal do Amazonas também participaram do encontro que teve o objetivo de conseguir apoio federal no enfrentamento do H1N1.

Campanha antecipada

O governador Wilson Lima anunciou que o Amazonas será o primeiro Estado da Federação a receber a campanha de vacinação contra à gripe H1N1.

“O ministro da Saúde garantiu que o início da campanha de vacinação no Estado será antecipada para a segunda quinzena de março, logo após a conclusão da produção dos lotes de vacina no Instituto Butantan (São Paulo).”

“Precisamos evitar o pior”

Para o senador Omar Aziz (PSD) é preciso evitar mais mortes e para isso, é fundamental a união dos poderes executivos e legislativos para combater o H1N1.

“O vírus não identifica classe social, cargo político, nada. Qualquer um de nós que moramos no Amazonas pode ser atingido. Por isso, é importante a união de todos.”, afirmou o senador.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário