Você está visualizando atualmente Opinião | A hora da verdade

Opinião | A hora da verdade

Nessa sexta-feira (03) os últimos arranjos, acertos e definições para as chapas majoritárias esquentam o clima para as convenções de hoje e do próximo sábado onde serão homologadas as candidaturas ao governo de David Almeida (PSB) e Omar Aziz (PSD).

David Almeida

Nesta sexta-feira (03), às 15h30, no bairro Cidade de Deus, acontece a convenção do PSB, onde David Almeida será anunciado oficialmente como candidato ao Governo do Amazonas pelo partido.

Apesar do apoio do PT, ainda não se definiu um nome a uma possível indicação para vice de David. Um dos nomes mais cotados é o do ex-deputado federal Francisco Praciano.

Um dos que deve ser confirmado para compor a chapa para o Senado, é o vereador Chico Preto (PMN). O outro nome não deverá sair na convenção, mas as articulações levam ao nome da Senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB), que busca a reeleição.

Omar Aziz

Está marcada para o sábado (04), às 15h, no Studio 5, a convenção do PSD de Omar Aziz, PSDB e Arthur Neto, PRB, PHS e PTC. É esperado que o DEM anuncie nessa sexta a presença no evento.

Omar Aziz sai da convenção como candidato ao governo, tendo o filho do prefeito de Manaus, Bisneto, como vice na chapa.

Três nomes são cogitados para o Senado, mas apenas dois representarão o grupo político. Resta saber quem ficará de fora.

São eles os “nada a perder” do PSDB, Marcos Rotta e Plínio Valério, que dependendo do resultado da eleição retornam aos cargos de vice-prefeito e vereador. E Pauderney Avelino (DEM), que pode ir para o tudo ou nada, correndo o risco de ficar sem mandato e sem foro privilegiado.

Sábado de convenções

O MDB do senador Eduardo Braga lança sua candidatura a reeleição no próximo sábado (04), às 9h, no Rancho Sertanejo. Tudo indica que Braga deverá ficar neutro nas eleições e cuidar apenas da sua campanha ao Senado.

Ainda no dia (04) acontecem as convenções do PP de Rebecca Garcia, que irá oficializar a sua candidatura a vice na chapa de Amazonino. E do Solidariedade do vice-governador Bosco Saraiva, que irá concorrer a uma vaga de deputado federal. Ambas acontecem nas sedes de seus partidos.

Última chamada

O PT e o PCdoB deixaram para o último domingo (05), as convenções partidárias que irão definir, por exemplo, no caso do PT, o nome do vice na chapa de David Almeida. E no caso do PCdoB, o anuncio da candidatura à reeleição da senadora Vanessa Grazziotin.

Ambas foram confirmadas nas sedes de seus partidos.

Pesquisa DMP

A primeira pesquisa DMP/REDE TIRADENTES de 2018 não trouxe nenhuma novidade do cenário eleitoral. Amazonino continua na frente e deverá ir para o segundo turno.

David Almeida, Wilson Lima e Omar Aziz, estão tecnicamente empatados e disputam a segunda vaga.

A pesquisa também apontou Amazonino como tendo a maior rejeição entre os candidatos, chegando a 30,33%. E Wilson Lima com a menor rejeição, chegando a 4,8%, o que indica um bom potencial de crescimento podendo surpreender.

E no Senado

Para o Senado, com a confirmação de Rebecca Garcia como vice de Amazonino e Praciano fora da disputa, Braga e Vanessa lideram a disputa com uma boa margem em relação aos concorrentes.

Segundo a pesquisa DMP, se concorressem ao Senado Rebecca teria 32% das intenções de votos e Praciano 11% das intenções de votos.

Agora, a dúvida que paira no ar agora é quem serão os maiores beneficiados, com a migração desses 32% de Rebecca e dos 11% de Praciano? Alguém arrisca um palpite?

Universal com Omar

Aproximadamente 3,5 mil líderes da Igreja Universal declararam apoio à candidatura de Omar Aziz (PSD) ao Governo do Amazonas e à reeleição do deputado federal Silas Câmara (PRB).

O evento ocorreu na noite desta quinta (02), no Dulcilas da Ponta Negra.

Enxugando gelo

Na quinta-feira (02), o deputado Cabo Maciel (PR), subiu à tribuna da Aleam e fez críticas ao Governo Amazonino Mendes em relação ao sistema de segurança pública que está sendo montado, com a aquisição de novas viaturas policiais para reforçar o patrulhamento na capital.

Para o deputado, ter viatura e não ter servidor para trabalhar nessas viaturas, com o mínimo de estrutura e equipamentos, não vai surtir efeito algum na melhoria da segurança.

Concurso Público

Para o Cabo Maciel a única solução é aumentar o efetivo da polícia através de concurso público para Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “O efetivo reduzido é o espelho que tem causado a sensação de insegurança no Estado”, argumentou ele.

Ana Amélia vice de Alckmin

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, confirmou nesta quinta-feira (2) que a senadora Ana Amélia (PP-RS) será candidata a vice em sua chapa.

À tarde, a parlamentar já havia anunciado que tinha aceitado o convite para a função e que aguardava apenas uma decisão final do tucano.

Eduardo Jorge será vice de Marina

O presidente nacional do PV, José Luiz Penna, confirmou que o partido fechou aliança com a Rede e que Eduardo Jorge será vice na chapa de Marina Silva, informa a Veja.

“O PV entendeu que essa aliança fortalece as composições nos estados”, declarou Penna.

Integrantes da Rede e do PV se reuniram hoje em São Paulo para selar o acordo. Segundo o dirigente, o anúncio oficial da aliança será feito amanhã.

Aécio vai se candidatar à Câmara

Aécio Neves, hoje senador, vai disputar vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de outubro.

A decisão, deverá ser formalizada por meio de nota. Com isso, o tucano opta por uma jogada mais segura do que a disputa de uma eleição majoritária para o Senado.

O nome disso, claro, é pânico de perder o foro privilegiado.

Senador Ivo Cassol cassado

Cármen Lúcia ordenou hoje o início do cumprimento da pena de Ivo Cassol, de prestação de serviços à comunidade, e pediu ao Senado que “declare a perda do mandato eletivo” do parlamentar, informa o G1.

Cassol, do PP de Rondônia, foi condenado pelo STF em 2013 por fraude em licitações quando era prefeito de Rolim de Moura.

A pena, de quatro anos e oito meses de prisão, foi convertida em prestação de serviços à comunidade e multa de R$ 201 mil.

 

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário