Você está visualizando atualmente Opinião | Intervenção financeira no transporte público: Antes tarde do que nunca

Opinião | Intervenção financeira no transporte público: Antes tarde do que nunca

Opinião | Intervenção financeira no transporte público: Antes tarde do que nunca

Após seis anos e meio de mandato e muitas promessas vazias o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) tomou a primeira medida concreta na tentativa de melhorar o transporte público da Capital. Antes tarde do que nunca.

Nesta segunda-feira (22), ele assinou o decreto de intervenção financeira nas empresas de ônibus de Manaus.

Arthur disse que essa é a 1ª medida entre muitas, que visam regenerar o transporte coletivo da capital.

“Vamos abrir a Caixa Preta do Transporte”

Em transmissão pelo Facebook, o prefeito Arthur Virgílio noticiou que convidou seu amigo, de longas datas, Francisco Saldanha Bezerra, empresário e presidente do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), para montar uma equipe de fiscalização nas empresas de transporte público.

“Precisamos verificar toda a caixa preta do transporte, pois não sei estão desviando dinheiro do transporte de Manaus. Vamos verificar cada centavo que saia deste sistema”, salientou Arthur.

Misancene

Se é blefe, jogo de cena ou estratégia para a campanha eleitoral de 2020, só o tempo irá dizer. O fato é que os empresários do sistema de transporte há mais de uma década mandam e desmandam. Que essa não seja apenas mais uma promessa de um jogo, de cartas marcadas, combinado com empresários e sindicato. Até porque não seria a primeira e nem a última vez, né?!

Choque de realidade

Infelizmente, em Manaus nos deparamos com uma realidade difícil, pois são inúmeros os problemas enfrentados, tais como a falta de infraestrutura (asfalto, manutenção das ruas, recuos, viadutos, sinais inteligentes, ciclovias, etc), ônibus deteriorados ou sem manutenção, além da superlotação e ausência de segurança, que contribuem para o aumento de assaltos e casos de abusos sexuais.

Isso sem falar que temos uma das tarifas mais caras do país, que por sinal são abusivas devido ao retorno dado à população.

Habeas Corpus Negado

Na tarde desta segunda-feira (22), o juiz federal Marllon Sousa, negou o pedido de Habeas Corpus aos presos na “Operação Vertex”. Em sua decisão o juiz disse que não há motivos para revogar as prisões temporárias de Amin, Murad e Manssur Aziz e dos policias Ricardo Campos e Paulo José Gomes.

O prazo da prisão temporária expira hoje (23) à meia noite.

Maus Caminhos ganha nova ação da PF

Segundo a nova denúncia apresentada pelo MPF, Mouhamed Mustafa, Jennifer Naiyara, Edson Ignácio e Pablo Gnutzmann desviaram e se apropriaram de recursos públicos federais em benefício da empresa M. L. Comercial Alimentos, prestadora de serviços para o Instituto Novos Caminhos (INC).

Quatro diferentes modalidades

As novas investigações revelaram desvios realizados de quatro diferentes maneiras, entre elas o superfaturamento nos preços e pagamentos em duplicidade totalizando R$ 1.367.121,14.

É quinta

Depois de três visitas adiadas, a presença do presidente Jair Bolsonaro em Manaus está confirmada para a próxima quinta-feira, dia 25 de julho. Vai ser a primeira vez que Bolsonaro visita a capital amazonense no cargo mais alto do executivo brasileiro. O ministro da Economia, Paulo Guedes e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, são presenças confirmadas.

Costa é quem tinha falado sobre o plano Dubai. Lembra?

CAS

Paulo Guedes, que é tido como um dos principais inimigos da ZFM é quem vai presidir a reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS). O encontro acontece às 10h do dia 25 na sede da Suframa.

A 287ª Reunião Ordinária do Conselho irá analisar 88 projetos.

Agenda

A agenda oficial do presidente em Manaus ainda não foi divulgada, mas além de falar sobre a Zona Franca, tudo indica que Bolsonaro também deve trazer notícias sobre a BR-319.

A rodovia que liga o estado ao resto do Brasil está praticamente intransitável e tem várias questões envolvendo seu impasse. Um deles é a liberação ambiental para as obras.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário