Você está visualizando atualmente Opinião | Josué, Amazonino e Rotta aceleram o passo

Opinião | Josué, Amazonino e Rotta aceleram o passo

Opinião | Josué, Amazonino e Rotta aceleram o passo

Os movimentos visando as eleições para a prefeitura de Manaus em 2020 começaram a se intensificar. Nos últimos dias, três desses personagem aceleraram o ritmo e as articulações pela cadeira de Arthur Virgílio.

Josué visita a Câmara

O presidente da Assembleia do Amazonas, deputado Josué Neto, visitou a Câmara Municipal de Manaus nesta terça-feira (17) para tratar sobre problemas da área da saúde, educação e mobilidade urbana da capital.

Entre selfies e conversas com vereadores, Josué aproveitou para fazer política e estreitar a relação com os 41 vereadores, que na sua quase totalidade, buscarão a reeleição no ano que vem.

“Foi um tempo de troca de ideias e de grande alegria por rever pessoas com quem trabalhei em 2004 quando fui vereador.”, afirmou Josué nas suas redes sociais.

Filiação em novembro

A dia exato ainda não está definido. Mas no mês de novembro já está agendada a vinda do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, para a cerimônia de filiação de Josué Neto ao PTB, que deverá assumir a presidência municipal de Manaus.

Apesar do acordo ter sido costurado nacionalmente, nos bastidores dizem que Josué pode encontrar resistência de integrantes do PSD, partido comandado pelo senador Omar Aziz.

Amazonino

Outro político que se movimenta no cenário, de olho em 2020, é o ex-governador Amazonino Mendes. Após se desligar do PDT, Amazonino já recebeu convites oficias e extraoficiais para disputar a prefeitura de Manaus pelo PP, PV, Podemos e Cidadania. Por enquanto ele nega que será candidato. Mas alguém dúvida que ele pode mudar de ideia?

Rotta com partido

O partido sempre foi um dos grandes problemas para políticos promissores no Amazonas. Grandes caciques dificilmente abrem espaço para renovação. Um nome competitivo nas últimas três eleições majoritárias no AM que ficou de fora por conta disso, o vice-prefeito Marcos Rotta, achou no Democratas (DEM), um caminho para participar da tão sonhada disputa.

Rotta assumiu a presidência municipal do partido e a promessa do presidente nacional do partido, ACM Neto, que é o candidato a prefeito de Manaus em 2020 pelo DEM.

Vai entrar no game

Outro nome que não é candidato mas que começa a se movimentar no tabuleiro é governador Wilson Lima. Já escalou um articulador político para se aproximar dos vereadores e intensificou a filiação de políticos e lideranças no seu partido, o PSC.

Posse de arma

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto que amplia a posse de arma em propriedades rurais. Pela nova regra, o dono da arma vai poder carregá-la por toda a extensão da propriedade. Antes, a posse era restrita à sede.

O texto foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados e ontem foi a data limite para o aval presidencial.

Evento

O documento foi sancionado em um evento fechado. Bolsonaro não está totalmente recuperado da cirurgia.

A recomendação médica era que ele se mantivesse longe de aglomerações e que não falasse muito. Mesmo assim, discursou por cinco minutos e cumprimentou autoridades que estavam presentes.

Repercussão

O deputado federal Capitão Alberto Neto comentou o texto. Afirmou que a sanção mostra que Bolsonaro vem cumprindo promessas de campanha.

“Na propriedade rural, não faz sentido o dono ter a arma apenas dentro da sua casa. Ele precisa proteger toda a propriedade. Então, andar com a arma é extremamente coerente”, comentou o parlamentar.

Berlinda

As Prefeituras de Anori e Manaquiri foram alertadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) por não respeitarem os limites de gastos previstos em lei e por não aplicarem o recurso exigido pela Lei do Fundeb.

O alerta tem a função de chamar a atenção dos gestores para que procurem resolver as irregularidades em tempo hábil, a fim de não sofrerem as consequências, tais como a reprovação das contas e/ou aplicação de multas.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário