Opinião | Manaus teve um dos menores índices de abstenção do país

Opinião | Manaus teve um dos menores índices de abstenção do país

Opinião | Manaus teve um dos menores índices de abstenção do país

A propaganda eleitoral na TV e no Rádio retorna na sexta

Queda histórica de deputados e senadores eleitos a prefeito

Votação online ou pelo celular em 2022

Morre aos 74 anos médico e ex-deputado Luiz Fernando

Dezessete capitais registraram abstenção maior que a média nacional de 23,14% no primeiro turno das eleições 2020. Porto Alegre (RS), com 33,08%, e Rio de Janeiro (RJ), com 32,79%, foram as capitais onde mais eleitores deixaram de ir às urnas.

Anúncios

A média nacional é quase seis pontos percentuais maior que o registrado nas últimas disputas municipais, em 2016. Na eleição mais recente, a de 2018, a abstenção no primeiro turno ficou em 20,33%.
Recife (PE), com 19,89%, e Manaus (AM), com 18,23%, foram as que registraram o menor índice.

Apesar de baixa em relação as demais capitais, tivemos uma abstenção que foi o dobro em relação a 2016, onde tivemos apenas 9% de abstenção (108 mil votos) na eleição para a prefeitura de Manaus.

⭕

2º turno

Começou ontem (16) o 2º turno das eleições em 57 cidades (18 capitas) com mais de 200 mil habitantes que terão novamente a disputa para o cargo de prefeito, marcado para o dia 29 de novembro.

⭕

Horário Eleitoral

A partir da próxima sexta-feira, (20), até o dia 27 deste mês será veiculada propaganda eleitoral gratuita em cadeia de rádio e televisão relativa ao segundo turno, conforme informações do calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

⭕

Último dia

Até o dia 27 serão permitidas a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso.
Conforme o calendário do TSE, até o dia (28), véspera da eleição em segundo turno, poderá haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.

⭕

Queda histórica

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, Diap, apontou nesta segunda-feira (16), uma “queda histórica” de congressistas eleitos a prefeito.

Dos 69 parlamentares do Congresso Nacional que se candidataram nas eleições municipais, somente quatro deputados federais ganharam no primeiro turno, enquanto que 14 integrantes do Legislativo voltarão às urnas no dia 29 de novembro.

No total, 51 parlamentares amargaram derrotas nas urnas. “A eleição deste ano teve uma queda histórica no desempenho dos parlamentares – deputados federais e senadores da República – para a esfera municipal.

⭕

Voto online

O primeiro turno das eleições 2020 também foi marcado pelas demonstrações de sistemas alternativos às urnas eletrônicas, como os que permitem votação online ou pelo celular.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, acompanhou algumas das propostas e não descartou uma mudança já nas Eleições 2022.

⭕

Falecimento

O ex-deputado federal Luiz Fernando Nicolau, pai do deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD), faleceu nesta segunda-feira (16). Ele tinha 74 anos.

Segundo a família a causa da morte foi em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

⭕

Grupo Samel

Luiz Fernando Nicolau era médico por formação e foi fundador do grupo Samel, administrado pela família até hoje. Ele fez aniversário no último dia 30 de setembro, no mesmo dia que o filho mais novo, Hiram Nicolau, que é vereador.

Luiz Fernando Nicolau também foi um dos fundadores do extinto Pronto-Socorro dos Acidentados e da clínica Pró-Saúde.

⭕

Nota de pesar

Em suas redes sociais Ricardo Nicolau emitiu uma nota de pesar em falecimento do pai.

“É com profunda tristeza e pesar que compartilho a notícia do falecimento do meu querido pai, amigo e maior inspiração, Dr. Luiz Fernando Nicolau. Um homem íntegro, humano, que lutou por grandes causas, sempre ajudando o próximo, um sentimento que vou carregar para sempre na minha vida.”, diz um trecho.

“Pra sempre meu herói”, postou Hiram Nicolau, no Instagram, ao lado de uma foto com o pai.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-22

Deixe um comentário