Os ministros da Justiça, Torquato Jardim, do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o interino dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Herbert Drummond, falaram em audiência pública nesta terça-feira (4) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) sobre a demora no licenciamento das obras da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho.
O requerimento que intimou os ministros a comparecer ao Senado para dar explicações foi de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).
⭕
Convocação
Vanessa reforçou que a convocação de ministros não é uma situação comum no Parlamento.
Segundo ela, essa medida extrema foi necessária porque, em julho de 2018, os ministros foram convidados e não compareceram a uma audiência pública da CI para tratar da BR-319.
Ao criticar o governo, a senadora disse que a postura foi “um desrespeito e um descaso com o Senado Federal”.
⭕
Marcou presença
Quem apareceu na Audiência foi o ex-Ministro dos Transportes por três vezes e deputado federal, Alfredo Nascimento (PR), que afirmou que no tempo que passou no ministério fez o que foi possível para asfaltar a BR 319 e que no período não teve o apoio da bancada federal do Amazonas e de outros Estados do Norte.
O que foi contestado e desmentido por senadores presentes na sessão.
⭕
90 dias
O presidente da CI, senador Eduardo Braga (MDB-AM), informou que os impactos ambientais e indígenas estão em estudo desde 2001, contrariando a legislação, que exige uma resposta em 90 dias.
Um grupo de trabalho formado pelos ministros e por técnicos das três áreas e pela Comissão de Infraestrutura será criado para acelerar os estudos necessários ao licenciamento da BR-319.
⭕
Crime de responsabilidade
Braga solicitou um cronograma do governo, com o passo a passo e uma prestação de contas contínua das obras.
Ao considerar o “descaso com a rodovia” um crime de responsabilidade contra a nação, o senador requereu do setor jurídico da CI informações sobre o limite legal das ações do colegiado, a fim de acionar judicialmente os responsáveis.
— Esta comissão vai deliberar e, se nós tivermos competência para ir à Justiça, nós vamos fazê-lo. Alguém vai ter que pagar por isso, porque não é possível tanta omissão e tanta irresponsabilidade com o povo brasileiro — afirmou.
⭕
Sobrou pro Alfredo
Se a ação prosperar, o Estado pode entrar com ação regressiva contra o agente causador do dano. Ou seja, pode sobrar até para o ex-ministro dos transportes, que em breve, poderá responder ação por crime de responsabilidade em razão do dano causado ao povo amazonense pela não conclusão da BR 319.
⭕
Wilson Lima se enrola mais uma vez
Após afirmar, no último debate na TV Tiradentes, que nunca havia ocupado um cargo público, o candidato ao governo do Amazonas, Wilson Lima, teve que voltar atrás após o Portal Amazonas1 apresentar documentos comprovando que Wilson ocupou cargo comissionado por 08 meses em 2009 na gestão do então prefeito e, hoje, governador Amazonino Mendes, tendo recebido mais de R$ 24 mil no período.
⭕
Desabado
Quem mais uma vez criticou a política de segurança pública do Amazonas foi o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), que em publicação no Facebook, na noite de ontem, afirmou que servidores da prefeitura foram vítimas de assalto e violência enquanto trabalhavam, e que não é a primeira vez que isto acontece.
Dessa vez, dentro de uma Unidade Móvel de Atendimento, uma Carreta da Mulher, no conjunto Parque São Pedro, no bairro do Tarumã.
⭕
Estado carece de liderança
Para Arthur, a prefeitura está de mãos atadas, porque quem tem poder de polícia, quem tem competência para resolver o problema da violência, ou seja o Estado, está tão alienado com as eleições que finge que não é com ele.
⭕
Globo pode trocar Alckmin por Bolsonaro
Para alguns cientistas políticos o ex-capitão do Exército Jair Bolsonaro (PSL) sempre foi o candidato reserva da TV Globo.
A coluna Radar, da Veja, trouxe nesta semana a informação de um encontro secreto entre o candidato da extrema-direita e o dono da Globo João Roberto Marinho.
A pedra foi cantada pelo jornalista e “bruxo” Paulo Henrique Amorim, que há meses previa que a Globo se uniria com o candidato do PSL.
Moral da história: a Globo vai trocar Alckmin por Bolsonaro.
⭕
Lula e Haddad ainda juntos na TV
O PT não está nem aí para o TSE. Mesmo proibido, Lula ainda aparece na propaganda eleitoral na TV.
Haddad se apresenta como vice e advogado de Lula.
⭕
Nem Manuela aguenta mais o PT
Manuela D’Ávila está “irritadíssima” com a demora dos petistas em substituir o impugnado Lula na chapa e oficializá-la como vice de Fernando Haddad.
“É o PT sendo PT”, teria dito a deputada gaúcha em conversa com um aliado.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
WhatsApp: 92 984132214
E-mail: [email protected]