Você está visualizando atualmente Opinião | Mobilidade entre as principais pautas das eleições

Opinião | Mobilidade entre as principais pautas das eleições

Opinião | Mobilidade entre as principais pautas das eleições

Congestionamentos, excesso de carros, o preço da passagem e a qualidade do serviço de ônibus, são problemas cada vez mais constantes nas metrópoles brasileiras e a questão da mobilidade urbana tem ganhado cada vez mais destaque e promete ser uma das principais pautas na agenda dos candidatos à prefeitura de Manaus.

Selfie no ônibus

A ex-senadora pelo Amazonas, Vanessa Grazziotin publicou em suas redes sociais um registro fotográfico andando de ônibus e disse “se tivéssemos um transporte coletivo de qualidade certamente não teríamos tantos carros. Menos poluição, mais saúde”.

Chico em Bogotá

O vereador Chico Preto, pré-candidato a prefeito foi até Bogotá, capital da Colômbia, conhecer de perto o sistema BRT, que encontra pouquíssimos críticos e é um modelo que se replica em muitas capitais do Brasil.

Parceria público-privada

Josué Neto já afirmou recentemente que vem se aprofundando no tema mobilidade urbana e que uma das soluções é buscar parceiros na iniciativa privada. Em especial a China, que detém recursos, tecnologia e seria um grande parceiro na implementação do metro em Manaus.

Revogado

O governador Wilson Lima anunciou a revogação do dispositivo da Lei Delegada 122/2019, que alterou remuneração de secretários executivos e secretários executivos adjuntos, e cargos equivalentes.

A revogação, disse, é um reconhecimento do Governo de que é necessário manter medidas de austeridade para recuperação sustentável do equilíbrio das contas estaduais.

Pressão

Apesar de não haver ilegalidade, a decisão foi tomada, segundo o governador, após conversas com a base aliada, técnicos do governo e com a população em redes sociais.

“Entendemos que continuamos no processo de austeridade e, por isso, o aumento está revogado”.

Rotta será candidato

A executiva nacional do DEM anunciou a candidatura de Rotta, como o nome majoritário para disputar a prefeitura da cidade de Manaus nas eleições de 2020. Diz o site O Antagonista.

Prioridade no DEM

O Direto ao Ponto conversou com o vice prefeito, Marcos Rotta que disse estar feliz com a matéria divulgada a nível nacional sobre sua candidatura. Não é a primeira vez que ACM Neto, que já havia lançado sua pré-candidatura na cerimônia de filiação o partido, deixa claro que sua candidatura é tratada como prioridade no Democratas.

Secretaria da Amazônia

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou ontem a criação da Secretaria da Amazônia com sede na capital amazonense.

De acordo com o ministro existe um acordo com o governador do Amazonas, que irá conceder um local para a estrutura da nova secretaria e que as questões mais burocráticas já estão sendo analisadas.

Atribuições

Segundo ele, o novo órgão será criado no próximo mês e haverá transferência de funcionários de Brasília e contratação em Manaus.

A secretaria irá cuidar da “bioeconomia”, do ecoturismo e da implementação de outros pontos como o pagamento por serviços ambientais a proprietários de terra e a exploração da economia da Amazônia.

Governo Autoritário

Em conversa com o Direto ao Ponto, o senador Plínio Valério (PSDB) criticou a declaração feita pelo presidente Bolsonaro que chamou a classe jornalistas de “raça em extinção”.

‘Profissional necessário’

“Esta declaração do presidente Bolsonaro é própria dele. Sem pensar, sem raciocinar. Negar a importância do jornalista e do jornalismo é atitude de quem não conhece ou quem quer agredir por agredir, porque o bem maior, o bem supremo do ser humano é a liberdade. O jornalista é um profissional necessário, principalmente quando se tem um governo autoritário.”, disse o Senador.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário