Você está visualizando atualmente Opinião | Moro vai comer o pão que o diabo amassou

Opinião | Moro vai comer o pão que o diabo amassou

O velho Renan Calheiros, lulista, e o novo Renan Calheiros, bolsonarista, têm uma característica em comum: a aversão à Lava Jato.

De fato, a aposta em Brasília é que os dois senadores alagoanos – o velho e o novo – vão se unir para sabotar o pacote de Sérgio Moro.

Pacto com o Diabo

Se a aliança nas teses econômicas é fácil, em outro campo eles vão fazer corpo mole: as medidas contra a corrupção.

Renan é a esperança que resta a alguns adversários, também presentes no Amazonas, da Lava Jato. Em vários momentos já demonstrou sua oposição a Sergio Moro.

Aí está o problema para Bolsonaro. Se, de um lado, será mais rápido aprovar medidas econômicas que não são assim tão populares, de outro, Moro vai comer o pão que o diabo amassou para aprovar sua agenda, que é muito mais popular.

A verdadeira batalha

A vitória de Renan e a relativa indiferença de Maia na defesa da Lava Jato podem levar, entre dezenas de pequenas barganhas, à derrota da grande e decisiva batalha em torno da corrupção.

Até que ponto isso foi apenas um tema de campanha de Bolsonaro? Será mesmo que a corrupção é algo condenável apenas em partidos como o PT – PSDB – MDB e PP ou é algo muito mais amplo?

Dia 1 de fevereiro vamos ter essa resposta.

Amazonas pró-Renan

Apesar de nenhum dos três senadores amazonenses ainda terem declarado voto, comenta-se nos bastidores que Renan já conta com pelo menos dois votos. De Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD). Plínio Valério (PSDB) deve ficar de fora desse barco.

Quem chega hoje ao Amazonas atrás desses três votos é o senador David Alcolumbre (DEM-AP), que se articula pela presidência do Senado. Uma missão quase impossível, mas não custa nada tentar.

Dancinha do Queiroz

A senadora Vanessa Grazziotin questionou em seu facebook sobre um vídeo que viralizou na web no qual aparece o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Flávio Queiroz dançando, aparentemente em boas condições físicas de locomoção.

Queiroz se disse impossibilitado de ir no Ministério Público, prestar esclarecimentos sobre uma movimentação suspeita identificada pelo Coaf de R$ 1,2 milhão.

Em tom irônico Vanessa finalizou o post: “Faustão, convida o Queiroz para a Dança dos Famosos!”

Falando em Vanessa

A senadora que encerra seu mandato no dia 1 de fevereiro afirmou em entrevista ao Em Tempo, publicada neste domingo (13), que ficará à frente da luta dos movimentos sociais e pode ser candidata à prefeitura de Manaus em 2020.

Raio X no Amazonas

O Deputado Serafim Corrêa comprovou por meio de números e gráficos que houve má gestão nas administrações públicas do Amazonas entre 2010 e 2018, e que as despesas estão muito maiores do que deveriam.

Nas palavras do Deputado “Diante do crescimento dos gastos com pessoal em 112,57% para uma inflação de 68,16% fica evidente que existem distorções na folha de pagamento”. O deputado completa seu raciocínio afirmando que todos sabem que devem gastar menos, mas na prática cada Poder, cada órgão, cada secretaria entende que isso deve ocorrer, mas nos outros, nunca jamais na sua própria área de atuação.

Serafim afirma ainda que é necessário que se faça uma auditoria na folha de pagamento do Estado, urgentemente.

Fica a dica

Seria prudente que os gestores dos três poderes do Amazonas, não seguissem os maus caminhos trilhados pelas administrações anteriores.

Serafim, que é candidato a presidência da Aleam, tem uma ótima oportunidade nessas próxima semanas, de apresentar um plano para conter o aumento dos gastos na “Casa do Povo”.

 

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário