Você está visualizando atualmente Opinião | MPAM mira suposta compra superfaturada de respiradores para a SUSAM

Opinião | MPAM mira suposta compra superfaturada de respiradores para a SUSAM

Opinião | MPAM mira suposta compra superfaturada de respiradores para a SUSAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Apneia com o objetivo de cumprir 14 mandados de busca e apreensão em locais diferentes, como parte das investigações da compra de ventiladores respiratórios mediante dispensa de licitação pela Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM).

Alvos

O material a ser apreendido pertence a empresários e servidores públicos da SUSAM, incluídos ex-secretários de Estado.

Entre os alvos da operação, estão as residências particulares e a sede da Secretaria de Saúde do Amazonas.

Direcionamento

Os elementos de prova colhidos, até o presente momento, apontam que a contratação acima referida foi direcionada para que determinada empresa fosse escolhida para fornecer equipamentos médicos para a SUSAM, fornecimento que apresenta fortes evidências de superfaturamento.

Governo já investigava

Segundo o BNC Amazonas, o governo do Amazonas já havia determinado que fosse aberta uma sindicância pela Susam e a CGE, que já apuravam as supostas irregularidades.

O governador Wilson Lima (PSC) deve se pronunciar ainda na manhã desta quarta-feira, dia 10.

PF na casa de Helder Barbalho

A Polícia Federal realiza na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Bellum, que tem como objetivo apurar a existência de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo governo do Pará para ajudar no combate ao coronavírus.

São 23 mandados de busca e apreensão. Um dos alvos de busca é o governador Helder Barbalho (MDB).

Helder é o 2º governador alvo de operação da PF sobre contratos relacionados ao combate ao coronavírus. O primeiro foi Wilson Witzel, do RJ, em maio.

1° governador investigado

No Rio de Janeiro, a Operação Placebo, deflagrada no dia 26 de maio cumpriu 12 mandados de busca e apreensão — um deles no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC), e outro na casa dele, no Grajaú.

A investigação apura supostas fraudes na contratação da Organização Social Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas) para construir hospitais de campanha. Witzel nega participar dos esquemas.

Wiilian Abreu na Sejusc

O vereador Willian Abreu (PTB) abriu mão de disputar a reeleição para assumir o cargo de secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc).

A Secretaria era ocupada por Caroline Braz, que se desincompatibilizou do cargo para disputar a prefeitura de Manaus, como cabeça de chapa ou vice.

Quem assume a vaga de Willian Abreu na Câmara dos vereadores é o Dr. Daniel (PSC).

Semasc com nova titular

Já na prefeitura de Manaus, quem assumiu a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), foi Suzy Anne Zózimo Sabino de Araújo.

A nova titular assume o cargo após a desincompatibilização da ex-secretária Conceição Sampaio, que deve concorrer à vaga na corrida eleitoral para Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano.

Produção industrial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (9) a pesquisa Indicadores Conjunturais da Indústria de abril e as informações apontam que o Amazonas teve uma das maiores reduções na produção industrial daquele período.

Caiu 46,5%

No comparativo entre abril e março de 2020, a atividade industrial do Amazonas caiu 46,5%, enquanto no período de abril de 2019 e o mesmo mês deste ano, a baixa na produção foi ainda maior: 53,9%.

A média do País foi de -18,8% e -27,2%, respectivamente.

Amazonas cresceu 0,3%

As perdas de produção no Amazonas no acumulado de janeiro a abril deste ano são de -14,2% e o único indicador positivo da pesquisa é o acumulado de 12 meses. Por esse lado, o Amazonas cresceu 0,3% nos últimos 12 meses.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário