Você está visualizando atualmente Opinião | MPF apresenta balanço da Maus Caminhos

Opinião | MPF apresenta balanço da Maus Caminhos

O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM) apresentou um balanço após dois anos de investigação da operação “Maus Caminhos” nesta terça-feira (11).

Também foi apresentado um hotsite com informações da operação que reúne documentos, dados numéricos acerca da atuação, ações judiciais e medidas extrajudiciais adotadas no combate sistemático à corrupção e na responsabilização dos envolvidos no caso, um dos maiores esquemas de corrupção já revelado no Amazonas.

Porta de entrada

Na entrevista sobre a operação Manaus Caminhos o procurador da República Alexandre Jabur afirmou que o desrespeito à ordem cronológica de pagamentos de fornecedores está na raiz dos desvios de recursos e ofertas de propina.

“O pagamento de fornecedores pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) é a porta de entrada para a corrupção de grande parte dos casos no Amazonas.”

Governo do Estado nega

Governo do Amazonas se pronunciou por meio de nota, nesta terça (11), esclarecendo que implantou medidas e sistemas de controle nos pagamentos feitos pela Sefaz-AM, além de reafirmar seu compromisso com a transparência e o combate a todo e qualquer tipo de desvios.

Combate a corrupção

O governo afirma que desde o início da atual gestão, em outubro de 2017, foi implementada uma série de procedimentos de controle, de combate à corrupção e de renegociação de contratos, que resultaram em redução efetiva nos custeios do Governo do Estado.

Só na Secretaria de Estado da Saúde (Susam-AM), alvo da Operação “Maus Caminhos” em gestões passadas, a redução foi de R$ 300 milhões.

Compromisso

A nota ainda diz que a atual gestão reafirmou seu compromisso de absoluta transparência e de combate a todo e qualquer tipo de desvios, além de ser receptivo a sugestões que venham a aprimorar o controle dos recursos públicos.

E graças a isso, hoje, o Governo do Amazonas está entre os quatro estados com melhor desempenho nas contas públicas, segundo atesta documentos oficiais do Tesouro Nacional, divulgados amplamente pela imprensa.

PSD perto da base de Bolsonaro

Parlamentares do PSD na Câmara, deixaram ontem reunião com Jair Bolsonaro dizendo que a adesão formal à futura base governista depende da direção do partido.

Mas ficou clara a simpatia da maioria dos deputados da sigla à agenda do presidente eleito.

Perguntado sobre a reunião o deputado federal eleito Sidney Leite disse: “O encontro foi muito produtivo e, tive a oportunidade de explanar sobre questões do Amazonas, como a fragilidade de nossas fronteiras, o custo amazônico, a logística do Estado, a regularização fundiária e, fiz ainda um apelo ao presidente eleito para que ele tenha um olhar diferenciado à Zona Franca de Manaus.”

A vez do DEM, PP e PROS com Bolsonaro

Jair Bolsonaro marcou para esta quarta (12), seu encontro com as bancadas do DEM, PP e Pros.

Apesar de não ter sido reeleito o deputado federal Pauderney Avelino (DEM) pode aparecer no encontro, até porque é um dos parlamentares que está nas articulações de Rodrigo Maia para a presidência da Câmara.

O deputado federal Átila Lins (PP) confirmou presença na reunião.

    

Bancada do PSL vai se reunir com Bolsonaro

Após discussão no grupo de WhatsApp do PSL sobre protagonismo no partido, os eleitos da legenda se reúnem hoje à tarde com o presidente eleito Jair Bolsonaro. As disputas recentes devem entrar no debate do encontro, embora segundo a assessoria do PSL “não tenham sido o motivo da agenda.”

O deputado federal eleito Delegado Pablo Oliva, do Amazonas, confirmou presença na reunião.

Não é algo sério

Perguntado sobre a briga interna que se instaurou entre alguns parlamentares federais do PSL, o presidente do PSL-AM, Coronel Ubirajara Rosses, minimizou o caso, afirmando que esteve recentemente com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e o vice-presidente eleito general da reserva Hamilton Mourão, que confidenciaram a divergência e que tudo seria resolvido com uma boa conversa.

No encontro também foi definido que Rosses continuaria no comando do PSL no Amazonas, que a propósito estará com sede nova em poucas semanas.

Encontro com bancadas

O presidente eleito Jair Bolsonaro tem realizado uma agenda de encontros com as bancadas dos partidos políticos no Congresso Nacional desde a semana passada.

O pano de fundo é garantir uma base que lhe garanta governabilidade em seu mandato presidencial.

O PR de Marcelo Ramos, já confirmou oficialmente que integrará a base do governo Bolsonaro na Câmara em 2019.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário