Você está visualizando atualmente Opinião | Nova ameaça contra a ZFM

Opinião | Nova ameaça contra a ZFM

Opinião | Nova ameaça contra a ZFM

Mais uma vez o governo federal prepara um ataque contra a Zona Franca de Manaus. E dessa vez o anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em um tweet na noite deste domingo (16).

“Para estimular a competitividade e inovação tecnológica, o governo estuda, via secretaria do Ministério da Economia, a possibilidade de reduzir de 16% para 4% os impostos sobre importação de produtos de tecnologia da informação, como computadores e celulares.”, disse Bolsonaro.

Plano Collor

O deputado Serafim Corrêa se disse assustado com o anúncio dado pelo Presidente da República. E que a medida imita a abertura do Governo Collor.

“Ele vai diminuir alíquotas do Imposto de Importação de computadores e celulares. Vão quebrar todas as indústrias do ramo na Zona Franca de Manaus e no Brasil. Isso é solução?”, questionou Sarafa.

Vale ressaltar que o polo de eletroeletrônico é o que mais emprega na ZFM. Ao todo são gerados 35.916 empregos diretos.

Mensalinho em Coari

Na última sexta-feira, 14, o Jornal da Globo, divulgou uma investigação do Ministério Público Estadual (MP-AM) sobre um suposto esquema de corrupção com pagamento de propina para 15 vereadores da Câmara Municipal de Coari.

Os vereadores recebiam uma mesada de R$ 10 mil da Prefeitura de Coari, em troca de apoio político.

Cassados

Os vereadores que denunciaram o esquema foram cassados, em retaliação à denúncia.

Em Nota

O prefeito Adail Filho (PP) disse que “nunca houve nenhum tipo de repasse ilegal para a Câmara ou para qualquer um dos vereadores.” E que não interfere nas decisões tomadas pela Câmara Municipal.

Tradição familiar

Aliás, escândalos de corrupção parecem ter virado tradição na família Pinheiro de Coari.

Após a condenação e prisão do então prefeito Adail Pinheiro, entre 2014 e 2018, ele parece ter apostado as fichas nos filhos para retomar seu “legado” na política coariense.

Filhos assumem poder

Adail Filho e Mayara Pinheiro foram eleitos como prefeito e vice de Coari no pleito de 2016 e, dois anos depois, conseguiu o feito de eleger Mayara como a deputada estadual mais votada da eleição de 2018.

Pai condenado e preso

Adail Pinheiro foi condenado pela primeira vez em 2014 a 11 anos por pedofilia e chegou a ficar preso por quase dois anos.

Em dezembro do ano passado, foi condenado novamente a 57 anos por liderar um esquema milionário de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos da Prefeitura de Coari. O esquema foi desarticulado em 2008, na “Operação Vorax”.

Tornozeleira eletrônica

Atualmente, ele está em liberdade condicional usando tornozeleira eletrônica. Sua liberdade foi concedida pelo vice-presidente do TRF1, desembargador Kassio Marques.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário