Você está visualizando atualmente Opinião | Orçamento aprovado com impositivas

Opinião | Orçamento aprovado com impositivas

Depois de uma exaustiva discussão e uma sessão plenária bem extensa e demorada, os deputados estaduais aprovaram a previsão orçamentária para 2019 do governo do Estado, fixada em R$ 17,4 bilhões.

A proposta de lei recebeu cerca de 900 emendas parlamentares, mas no filtro da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), somente 735 emendas passaram, sendo em sua ampla maioria impositivas, num total de 717 e, 18, propostas convencionais, que se tornaram coletivas.

Lei orçamentária

A sessão extraordinária para votar a Lei Orçamentária iniciou às 15h desta sexta-feira (21), se estendendo até pouco mais das 18h. O debate foi bem amplo, pois muitos deputados queriam destacar emendas. Mas, ao final, chegaram a um consenso sobre as propostas, aprovando o relatório da Comissão de Finanças tal qual como estava.

Somos todos Educandos

Uma das emendas coletivas foi a do deputado David Almeida (PSB), que destina recursos de R$ 21 milhões para atender com verba indenizatória as 600 famílias vítimas do incêndio ocorrido no bairro de Educandos na última segunda-feira (17). Ele mesmo foi de mesa em mesa coletando assinaturas de apoio dos deputados presentes.

A votação da LOA teve a presença de 23 dos 24 deputados, tendo como ausente o líder do governador na casa, deputado Dermilson Chagas (PP).

Tempo, pra quê te quero

A sessão extraordinária, que iniciou às 9h da manhã de sexta, tinha um único objetivo: votar a Lei Orçamentária de 2019 e uma pauta de 18 matérias.

Mas, o que era para ser mais breve e focado na discussão do orçamento estadual e suas propostas, se transformou numa infinita conversa entre os deputados que não mais retornarão ao Parlamento no próximo ano e que aproveitaram a tribuna e o espaço para se despedirem de seus pares, agradecerem aos servidores e à instituição, a relembrar fatos e a serem “homenageados” por aqueles que permanecerão.

Toda essa troca de gentilezas durou 3 horas, tomando todo o período da manhã para as despedidas. Os discursos foram iniciados por David Almeida, presidente da casa que não foi reeleito.

Trajetória

Ele relembrou sua trajetória de 12 anos de mandato, se autoelogiou enquanto presidente da instituição e, também destacou o curto período em que esteve à frente do governo como governador interino.

“Como é que pode alguém que assumiu o governo por apenas cinco meses pagar a maior promoção aos policiais militares, de todos os tempos?”.

Almeida foi seguido por Luiz Castro (Rede), que se despede da casa após disputar uma vaga ao Senado Federal e, ficar em terceiro lugar. O parlamentar assume em janeiro a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Mais despedidas

Em seu discurso, Castro lembrou de sua trajetória de 20 anos no Parlamento estadual e, frisou que há 14 anos optou por uma carreira política independente e focando seus mandatos legislativos em sintonia com a população.

Também com 20 anos de casa, o deputado estadual Francisco Souza (Podemos) foi o mais emotivo na tribuna, chegando mesmo a lagrimar ao fazer uma retrospectiva de sua trajetória política e de sua luta pela construção da ponte Rio Negro, ideia que começou a defender no início dos anos 2000 e que acabou sendo concretizada dez anos depois.

Todas essas “conversas” foram acompanhadas com ansiedade por servidores de várias secretarias estaduais que estavam na galeria à espera da votação do Orçamento, cujas emendas apresentadas os beneficiavam.

Cem dias

O governador eleito do Amazonas, Wilson Lima (PSC), adiantou que no dia 2 de janeiro de 2019 deve divulgar um plano de 100 dias a ser aplicado em seu governo, para segurar a gestão estadual.

A declaração foi dada durante a solenidade dos 60 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas, na noite de sexta-feira (21).

Lima aproveitou para pedir a compreensão das pessoas e de fornecedores porque vai “apertar onde tem que apertar” e aplicar uma gestão austera de forma a encontrar equilíbrio entre a receita e a despesa.

As medidas, ressaltou, serão para iniciar o ano de 2020 bem mais equilibrado.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário