Você está visualizando atualmente Opinião | Personagens icônicos da política

Opinião | Personagens icônicos da política

Opinião | Personagens icônicos da política

Uns dizem que política é assunto chato. Outros gostam tanto que viram políticos profissionais.

Há aqueles que nela se especializam. E há ainda os que, desinteressados e alheios às suas vicissitudes, deixam de acompanhar minimamente o teatro político – e, consequentemente, acabam por desperdiçar seus votos.

Da vida para a ficção

Mas uma coisa é certa, ao menos para quem lida com o ofício: está aí uma atividade repleta de personagens interessantes. Com direito à transposição do real para a ficção, seja por meio das animações de TV, das telas do cinema, das tiras de HQs.

Papai smurf

Ontem, em rápido momento de descontração durante a sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas, o presidente Josué Neto, fez um comentário lembrando o novo visual de uma das figuras mais icônicas da Casa.

“É sempre muito bom ouvir o deputado Belarmino Lins. Vossa excelência está lembrando a minha infância, quando eu assistia os Smurfs. Vossa barba está exatamente igual a do Papai Smurf. É sempre bom lhe ouvir, independente das brincadeiras. Vossa excelência e o deputado Serafim são os colegas com quem aprendo a cada dia”, disse Josué arrancando risadas dos colegas.

Habilidades diplomáticas

Fazendo uma rápida analogia com o parlamentar, Papai Smurf, no universo do desenho animado é um ancião conhecedor da vila. Um personagem que os Smurfs costumam procurar quando buscam aconselhamento e que tem grandes habilidades diplomáticas.

Chamado carinhosamente de Belão no meio político, o parlamentar que está no seu oitavo mandato seguido como deputado estadual, já foi presidente da Assembleia Legislativa por três gestões e vem sendo cotado para assumir a liderança do governo em meio a turbulências na Casa.

Interlocução

O governador Wilson Lima vem sofrendo duras derrotas na Assembleia Legislativa. Com um segundo pedido de impeachment tramitando no legislativo, é cada dia mais urgente que haja uma recomposição pró governo.

Recorde

Outro que passa por dificuldades com o parlamento é o presidente Bolsonaro, que já é alvo de 31 pedidos de impeachment.

Mas com o país praticamente paralisado em razão da pandemia, Jair Bolsonaro não terá de enfrentar manifestações pró impeachment tão cedo. A “gripezinha” agora passou a ser aliada política.

Estratégia

Bolsonaro tem duas linhas de frente nessa guerra pelo poder. As redes sociais (militância, apoiadores e robôs), onde busca impor sua narrativa, ataca adversários e faz um contraponto na mídia e os partidos do centrão – PP, PL, Republicanos, PSD, MDB e DEM, com os quais negociou cargos e liberação de recursos em troca de apoio político.

Centrão irritado

Contudo, líderes de partidos do centrão já começaram a manifestar insatisfação com a demora do governo em nomear os indicados para uma série de cargos oferecidos pelo governo federal de segundo e terceiro escalão.

Segundo aliados do presidente os nomes aguardam uma análise de currículo.

Ontem, Hamilton Mourão chamou essas negociações de “nova forma de diálogo” com o Congresso.

Lockdown

Segundo Júlio Croda, infectologista e pesquisador da Fiocruz, Manaus deveria adotar medidas de isolamento máximo, chamado de ‘lockdown’, para barrar o aumento no número de casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O “lockdown” é o bloqueio total de circulação de pessoas, mais restritivo que o isolamento social.

Fontes do Direto ao Ponto afirmam que a medida pode acontecer em breve em Manaus e Manacapuru.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário