Opinião | Prefeito de Coari, Adail Filho, na mira da justiça

Opinião | Prefeito de Coari, Adail Filho, na mira da justiça

Opinião | Prefeito de Coari, Adail Filho, na mira da justiça

O pedido de suspensão da investigação na Operação Patrinus, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) em setembro de 2019, e o envio do processo da Justiça comum para a Justiça Eleitoral, feito pela defesa do prefeito Adail Filho (Progressista), foi negada. A decisão monocrática foi deferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, no último dia 28.

Anúncios
⭕

Cada qual com o que lhe compete

Lewandowski afirma que a jurisprudência da Suprema Corte exige, como requisito para o cabimento da reclamação (recurso), que haja “aderência estrita entre a decisão reclamada e o aresto ou súmula alegadamente desrespeitados”.

Além disso, segundo ele, o STF já decidiu que compete à Justiça Eleitoral julgar os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos.

⭕

TRE-AM

No recurso apresentado do STF, os advogados afirmam que Adail Filho está sendo “investigado por autoridade manifestamente incompetente”. Isso porque, segundo eles, há “volumosas menções quanto a ocorrência de ilícitos eleitorais” e, por isso, as investigações deveriam estar tramitando no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

⭕

A Operação

A ‘Operação Patrinus’ investiga suposto esquema criminoso criado para fraudar licitações, lavar dinheiro e corromper a estrutura de poder do município coariense. O MP afirma que o grupo movimentou R$ 100 milhões entre 2017 e 2018. As investigações tramitam no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

⭕

Pauta nacional

Ano passado Coari ganhou destaque na mídia nacional com com a prisão do prefeito Adail, do empresário Alexsuel Rodrigues e do presidente da Câmara Municipal de Coari, Keiton Batista. Sua irmã, a deputada estadual Mayara Pinheiro, também foi alvo de mandato de busca e apreensão e por pouco também não foi presa.

⭕

Oficialmente candidato

Ontem Chico Preto (DC) se tornou o primeiro candidato a prefeito de Manaus ao ser oficializado pelo Partido Democracia Cristã.

“Desde o começo da minha carreira como político, soube que desafios maiores estariam por vir, eis-me aqui. A minha sede por novos desafios é o que me move e por isso digo a você: nunca se contente com o hoje, sempre queira ser mais, fazer melhor, lutar novas batalhas e nunca perder aquele ‘friozinho na barriga.’ Vem comigo, mano!”, disse Chico.

⭕

Pros e Avante

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) confirmou em sua convenção partidária, realizada ontem (1), que a legenda caminhará com o pré-candidato a prefeito de Manaus David Almeida (Avante).

Uma das primeiras siglas a abrir o calendário das convenções, o Pros se reuniu com os seus pré-candidatos a vereador e confirmou a candidatura de 43 nomes.

⭕

Vice-líder

Hoje (2) em um café da manhã com o presidente Bolsonaro o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos) recebeu o convite para ser seu vice-líder na Câmara dos Deputados.

⭕

Apoio garantido

Bolsonaro ainda afirmou que caso Alberto Neto chegue ao segundo turno na corrida pela Prefeitura de Manaus, terá o seu apoio garantido.

Recentemente o presidente afirmou que não irá participar das eleições municipais no primeiro turno.

⭕

De Capitão pra Capitão

O encontro em Brasília foi registrado por Alberto em suas redes sociais.

“Bom dia, tropa! Começando o dia em agenda com o nosso Presidente Bolsonaro! Um Capitão em Brasília e um Capitão no Amazonas!”

⭕

Novo ministros

O ministro amazonense do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques tomou posse ontem (1), em sessão solene virtual, como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

 

Deixe um comentário