Você está visualizando atualmente Opinião | Queda industrial no AM

Opinião | Queda industrial no AM

Opinião | Queda industrial no AM

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o Amazonas teve uma queda na produção industrial de Julho para Agosto. A redução foi de 6,2%.

Participaram da pesquisa 14 unidades da federação. Os setores que sofreram as maiores quedas no Estado foram: Impressão e reprodução de gravações (-23,1%); Máquinas, equipamentos e materiais elétricos (-0,7%); produtos de metal (-14,3%) e bebidas (-24,8%).

Alerta

O dado traz um alerta vermelho para a Zona Franca de Manaus. A ZFM não vive um dos melhores momentos e é alvo de constantes ataques.

No Congresso, tramitam três propostas que abordam a Reforma Tributária e que podem ou não incluir os incentivos fiscais do modelo. Duas estão na Câmara e uma no Senado.

PEC

O Projeto de Emenda a Constituição que está em processo mais adiantado de análise é o 045/2019 do deputado federal Baleia Rossi. Na terça-feira, o deputado federal, Marcelo Ramos, apresentou duas emendas.

Segundo o parlamentar, a ideia é preservar a ZFM e toda a indústria nacional. Ele afirmou que se o texto fosse aprovado do jeito que está, ele não beneficia em nada o Amazonas.

Moção de repúdio

O presidente da Assembleia do Amazonas propôs uma Moção de Repúdio, contra o ministro da Economia. O documento foi assinado por todos os deputados e será enviado ao presidente da República.

“O ministro Paulo Guedes precisa entender que a economia deve caminhar em harmonia com as causas sociais e ambientais. Muitos já compreenderam, mas o ministro demonstra total bloqueio a essa constatação”, disse Josué, após mais uma declaração de Guedes, criticando o principal modelo econômico do Estado, a ZFM.

Arthur não cumpre sua responsabilidade

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) afirmou que o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) não cumpriu suas promessas durante seus quase oito anos de mandato, de transformar a Cidade das Luzes, no Tarumã, após sua desocupação, em um parque de preservação ambiental.

Reintegração

Alessandra afirmou que não há compromisso por parte do prefeito com a cidade de Manaus. Por conta disso a desocupação sem vigilância por bastante tempo na área do tarumã, fez com que as pessoas retomassem a invasão. “O prefeito não fez nada, acho que estava projetando a ‘parada de Dubai’, né? O que aconteceu? A área ficou desocupada, sem vigilância, sem destinação e as pessoas retornaram”, disse ela, em tom de crítica.

Cidade das Luzes

Em dezembro de 2015 uma grande operação retirou invasores da área do bairro do Tarumã, era para ter sido recuperada e até transformada em um parque ecológico para manter a preservação ambiental da região, conforme os planos da Prefeitura de Manaus, mas o que se vê nela, hoje, é um cenário de destruição, com milhares de barracos erguidos que causam a impressão de que a ocupação irregular está ainda maior do que antes.

Tornozeleira eletrônica

O empresário Zé Lopes teve prisão preventiva convertida em medida cautelar. A decisão judicial foi assinada ontem (10), pela desembargadora Mônica Sifuentes do Tribunal Regional Federal, em Brasília. A partir do cumprimento da decisão judicial ele vai responder o processo em liberdade e será monitorado por tornozeleira eletrônica.

Operação Eminência Parda

O empresário José Lopes, ou “Zé Lopes”, como é conhecido teve prisão preventiva decretada no último dia 30 de julho na Operação Eminência Parda, sexta fase da Operação Maus Caminhos.

Muda Senado

O senador Plínio Valério convocou a população a participar e ir as ruas, junto aos senadores do grupo Muda Senado, Muda Brasil, no próximo dia 25, para fazer valer o direito constitucional de fiscalizar eventuais abusos de ministros do STF (CPI da Lava Toga).

“Dia 25 estaremos juntos na manifestação convocada na Praça dos Três Poderes. Vamos lá.”, afirmou o parlamentar.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário