Você está visualizando atualmente Opinião | Reforma Tributária a caminho

Opinião | Reforma Tributária a caminho

Opinião | Reforma Tributária a caminho

Secretários de Fazenda de todo o Brasil se reuniram ontem em Brasília. O chefe da pasta amazonense, Alex Del Giglio participou do encontro e conversou com a equipe do “Direto ao Ponto”.

Giglio contou que a ideia da reunião era traçar pontos que devem ser incluídos na Reforma Tributária.

A proposta de emenda à Constituição vai ser trabalhada no segundo semestre na Câmara dos Deputados e já tem até comissão especial. O deputado federal amazonense, Sidney Leite é o vice-presidente do grupo.

Zona Franca

No texto final, desenvolvido pelos estados, ficou definido que a Zona Franca de Manaus permanece com os incentivos fiscais.

A intenção é criar também um comitê de gastos formado apenas pelos estados e municípios. Sem a participação do governo federal.

A expectativa é que haja ainda um fundo de compensação que poderá ser utilizado pelos estados que perderam arrecadação.

Próximo passo

A futura PEC será encaminhada ao Congresso, mas antes disso o texto vai passar pelo crivo dos governadores. No próximo dia 6, durante o fórum dos governadores em Brasília, as mudanças serão analisadas.

“Este é o primeiro texto da PEC que deixa claro os benefícios da Zona Franca de Manaus. É bastante positivo para o Amazonas” afirmou Alex Del Giglio.

“Sem visão futurista”

Essa semana a prefeito de Manaus Arthur Virgílio fez duras críticas a Amazonino Mendes durante a inauguração de um reservatório de água no bairro da Compensa.

Arthur falou da incapacidade do seu antecessor em ter visão futurista para o Amazonas e disse que no que depender dele, as “imoralidades” cometidas por Mendes jamais serão cometidas “por sua administração”.

Na próxima reencarnação

Arthur chegou a dizer que se dependesse de Amazonino, quando prefeito de Manaus (2008 a 2012), a cidade só teria um bom esgotamento sanitário em 2045.

“Em 2045, que Deus o proteja, ele já vai tá reencarnando. Já vai ser hora de reencarnar”, disse o prefeito.

Já virou rotina

Todos os dias o prefeito de Manaus escolhe um político local ou nacional, para criticar, ou justificar algum problema da Capital. E não são poucos.

Na própria questão da água Arthur precisa explicar o por que a concessionária Águas de Manaus não cumpriu as exigências de investimentos – na casa das dezenas de milhões – acordadas em 2018, para a ampliação de redes de abastecimento e esgotamento sanitário.

Mas isso vamos tratar mais na frente.

Por enquanto, em parte, vem dando certo. Mas 2020 é logo ali e Arthur não terá como fugir das discussões e promessas não cumpridas nesses dois mandatos a frente da prefeitura de Manaus.

Comprando tucumã

O ex-governador Amazonino Mendes (PDT) foi visto ontem pela manhã na feira do bairro Aparecida.

Aparentando estar bem saúde, Amazonino caminhou entre as barracas, comeu tucumã, tirou selfies com os feirantes e conversou com as pessoas que estavam no local.

O Regresso

A ex-primeira dama Nejmi Aziz, esposa do Senador Omar Aziz, retornou ao presídio ontem (31), após a Polícia Federal solicitar à Justiça que ela cumprisse os dois dias que faltavam do mandato de prisão temporária. A revogação foi assinada pelo Juiz Marlon Souza.

Aguardando HC

A defesa entrou com o pedido de habeas corpus na mesma manhã, com a esperança que ela seja solta o mais breve possível, porém, até o presente momento a solicitação não foi julgada e segue em tramitação no Superior Tribunal de Justiça.

Camargo Corrêa fecha acordo de leniência

A construtora Camargo Corrêa, empresa investigada na Operação Lava Jato, assinou hoje um acordo de leniência com o governo federal, comprometendo-se a pagar R$ 1,39 bilhão por conta de seu envolvimento em esquemas de corrupção, enriquecimento ilícito e multa, no âmbito de contratos fraudulentos envolvendo recursos públicos federais.

Do valor total acima citado, R$ 330,3 milhões correspondem a restituição de propinas, como prevê a Lei Anticorrupção.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário