Você está visualizando atualmente Opinião | Roberto Cidade completa 100 dias à frente da Aleam

Opinião | Roberto Cidade completa 100 dias à frente da Aleam

Opinião | Roberto Cidade completa 100 dias à frente da Aleam

Deputado de primeiro mandato quebrou ciclo de medalhões da política

CPI faz Omar ser assíduo no Twitter

Wilson e Bolsonaro cada dia mais próximos

100 dias

O deputado estadual Roberto Cidade (PV) completa, nesta terça-feira (11), cem dias como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em seu primeiro mandato, Cidade desbancou medalhões do Poder Legislativo, e foi eleito um dos presidentes mais novos da história do Amazonas.

Articulação

Nesses três meses, chamou a atenção seu poder de articulação que, inclusive, o alçou ao cargo. Cidade é bem quisto pelos colegas e consegue, mesmo em momentos de tensão, agir com tranquilidade e ser um interlocutor dos pares, o que tornou o clima no parlamento mais harmônico neste início de ano.

Adepto ao diálogo e notadamente pragmático, tem trabalhado fortemente nos bastidores abarcando apoios.

Gestão exitosa

Roberto Cidade tem tido, até o momento, uma gestão exitosa à frente da Assembleia. Destacam-se nesses primeiros cem dias, a aprovação do Auxílio Emergencial Estadual de R$ 600,00 e o repasse de R$ 160 milhões do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para os municípios do interior combaterem o coronavírus.

Outro episódio importante de sua gestão foi a aprovação da Lei do Gás, que vai gerar cerca de 20 mil empregos no Amazonas em cinco anos.

Além disso, o clima de paz e republicano com o governo do Amazonas, acelera projetos importantes para o desenvolvimento do Estado.

Ciclo quebrado

A vitória de Cidade na eleição para a presidência da Aleam quebrou um ciclo das últimas gestões onde só políticos de vários mandatos exerciam o comando do Poder Legislativo.

Além disso, a cadeira tem dado sorte aos seus últimos ocupantes. David Almeida (Avante) foi governador interino e hoje é prefeito de Manaus, e Josué Neto se tornou conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O que será que o destino reserva para Roberto?

Reeleição

Por ora, Roberto Cidade tem duas metas bem definidas: se reeleger como o deputado estadual mais votado de 2022 e ser reconduzido ao cargo de presidente da Assembleia.

Com 34 anos, sabe que ainda tem tempo para alçar voos mais altos. A interlocutores, ele já revelou o desejo de um dia ocupar um cargo majoritário.

Tuitar é preciso

O holofote que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia está dando ao senador Omar Aziz (PSD) pode ser mensurado pelas redes sociais.

Ausente do Twitter, onde publicava uma vez ou outra, o parlamentar agora é um assíduo “tuiteiro” e diariamente posta informações sobre sua agenda e da Comissão.

Omar também reativou recentemente seu IG.

Alinhamento presidencial

Matéria publicada no jornal Folha de São Paulo neste final de semana revelou a proximidade do governador Wilson Lima (PSC) com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo a reportagem, Lima será o candidato do Governo Federal na eleição do ano que vem. O alinhamento deles foi, inclusive, destacado pelo ex-superintendente da Suframa e amigo pessoal de Bolsonaro, coronel Menezes (Patriotas).

“Os dois primeiros anos do governador foram de aprendizado. Mas me parece que ele agora assumiu as rédeas do governo e está sinalizando uma aproximação com o presidente”, disse Menezes.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98422-0558

Deixe um comentário