Você está visualizando atualmente Opinião | Sete de setembro sem desfile militar

Opinião | Sete de setembro sem desfile militar

Opinião | Sete de setembro sem desfile militar

A pandemia de coronavírus forçou o cancelamento do tradicional desfile militar do Sete de Setembro em Brasília, mas não impediu a participação do presidente Jair Bolsonaro numa solenidade do Dia da Independência, nesta segunda-feira (7).

⭕

Cerimonia curta

A cerimônia foi curta e teve a participação de pouco público em comparação com as comemorações do Sete de Setembro de outros anos. Em desfile simbólico em frente do Palácio da Alvorada, Bolsonaro participou de uma cerimônia curta – em torno de 30 minutos –, com direito à execução dos hinos Nacional e da Independência e ao hasteamento da bandeira nacional.

⭕

Sem imprensa

O presidente da República evitou a imprensa e limitou-se a cumprimentar as autoridades e seus apoiadores presentes no evento. Pouco mais de 500 eleitores de Bolsonaro prestigiaram a solenidade em área destinada a populares.

Bolsonaro chegou à cerimônia no tradicional automóvel conversível Rolls-Royce, de 1952, usado por chefes do Executivo federal, acompanhado de 10 crianças.

Bolsonaro voltou a saudar o eleitorado ao fim da solenidade, cumprimentando pessoas e tirando selfies.

⭕

Pronunciamento

Ainda sobre o sete de setembro o presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional. Sem mencionar a pandemia do novo coronavírus, Bolsonaro parabenizou os brasileiros pelo aniversário da Independência e pelo “sangue derramado” em busca de liberdade. Um dos momentos em que isso teria ocorrido seria na década de 1960, quando os brasileiros nas ruas teriam ajudado a livrar o país da “sombra do comunismo”, em uma alusão velada à ditadura militar.

No discurso, Bolsonaro também reiterou seu compromisso “com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade”.

⭕

Prevenção a Covid-19

Os desfiles de elevação do Amazonas à categoria de província, no dia 5, e o desfile da Independência, no dia 7, foram suspensos em todo o Estado. Segundo o Governo do Amazonas e o Ministério da Defesa, a medida foi tomada como forma de prevenção contra o novo coronavírus.

⭕

Wilson Lima

Em suas redes sociais o governador Wilson Lima fez um registro sobre o 7 de setembro.

“Juntos, estamos construindo uma nação cada vez mais forte e soberana. Viva o Brasil! Viva o povo brasileiro!”

⭕

‘Respeito as instituições’

A data também foi lembrada entre os pré-candidatos à prefeitura de Manaus.

Amazonino Mendes lembrou que esse país só será independente quando nós tivermos educação, igualdade de oportunidade, justiça e respeito às instituições.

“Só poderemos comemorar a Independência, em sua plenitude, quando tivermos uma sociedade mais igual e mais justa. Que o dia seja também de reflexão! Abraço do Negão!”

⭕

‘Independência ou morte’

David Almeida recordou que a nossa história é marcada por desafios, lutas, resistências e, nesses momentos os corajosos que se posicionam trazem liberdade para muitos.

“Que nessa data possamos renovar nossas esperanças em um país mais justo, democrático e pacífico. Feliz Dia da Independência do Brasil.”

⭕

‘O que é amar o Brasil para você’

Capitão Alberto Neto conclamou os seguidores a amar cada vez mais a nossa pátria e manter o compromisso de lutar pelo bem do nosso povo.

“Cada um fazendo a sua parte no combate à corrupção, no progresso da nossa economia, na defesa de uma sociedade mais justa e dos valores da família. Viva o nosso Brasil!”

⭕

‘Brasileiro raiz’

Josué Neto afirmou que o dia da Independência ecoa ao longo das gerações porque carrega a coragem, bravura e fé do brasileiro raiz. E que a data ganhou novo significado nos últimos dois anos porque o Brasil está vivendo um novo momento da política nacional com o presidente Bolsonaro, administrando um Brasil livre da corrupção.

“As cores verde, amarelo, azul e branco voltaram a integrar o desenvolvimento, verdade e progresso em favor do povo brasileiro. Brasil acima de Tudo.”

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário