Opinião | Terceira onda da Covid-19 pode chegar em maio no Amazonas

Opinião | Terceira onda da Covid-19 pode chegar em maio no Amazonas

Opinião | Terceira onda da Covid-19 pode chegar em maio no Amazonas

Governo do Amazonas estoca cilindros de oxigênio, kit intubação e investe em usinas no interior

Vacinação contra a Covid-19 vai cobrir todas as faixas etárias com comorbidades

Brasil bate recorde e registra 4.195 mortes por Covid-19 em 24 horas

Aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga serão leiloados

33 municípios do interior estão com aeródromos irregulares ou desativados

Nesta terça-feira (6) o governador Wilson Lima (PSC) disse que se prepara para uma possível terceira onda de Covid-19 no Amazonas.

Anúncios

Segundo ele, o estado já está em contato com especialistas do país e do mundo para mapear quais os possíveis efeitos do novo pico. A declaração foi dada durante um evento de entrega de equipamentos para o combate da malária no estado.

⭕

Oxigênio

O governador estuda a possibilidade de armazenamento de oxigênio. Uma vez que a empresa White Martins tem a capacidade de armazenamento de 250 metros cúbicos.

“Precisamos estar preparados para o pior cenário possível”, destacou o governador.

⭕

Autossuficiente

Outra meta é dar autonomia na geração do gás medicinal às unidades de saúde do interior, onde o desafio logístico de transporte de Manaus para os municípios é maior.

Hoje, 25 usinas instaladas nos municípios já concentram 62,26% da capacidade produtiva de oxigênio das 38 em operação no estado.

E serão adquiridas outras 29 usinas.

⭕

Vacinação

Os portadores de diabetes mellitus, obesidade grave e cardiopatias, de todas as faixas etárias acima de 18 anos, serão vacinados contra a Covid-19 até o próximo sábado, (10).

O novo calendário da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), define que o atendimento será em ordem decrescente de grupos etários, começando com as pessoas de 40 a 44 anos nesta quarta-feira, (7), e fechando com as de 18 a 29 anos.

⭕

Doses Reservas

De acordo com o prefeito David Almeida (Avante) para iniciar o atendimento a esse grupo, foi necessário remanejar doses de reserva técnica, garantindo que a campanha não parasse.

“Nossa campanha de vacinação avança, chegando às faixas etárias da população ainda não alcançadas por nenhuma outra capital no Brasil”, afirma o prefeito.

⭕

4.195 mortes

O Brasil bateu nesta terça-feira (6) novo recorde e registrou mais 4.195 mortes por Covid-19. Isso equivale a uma morte a cada 20 segundos.

Segundo dados da plataforma Our World in Data, associada à Universidade de Oxford, apenas dois outros países já tiveram mais de 4.000 vítimas da doença em um só dia: os Estados Unidos, em janeiro deste ano, e o Peru, em agosto de 2020.

⭕

Leilão

Três aeroportos no Amazonas serão leiloados pelo Ministério da Infraestrutura à iniciativa privada hoje (7). O aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, o aeroporto Internacional de Tabatinga e o aeroporto de Tefé.

Os três terminais integram o Bloco Norte da 6ª rodada de concessões aeroportuárias, que também é formado pelos aeroportos de Porto Velho, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Boa Vista.

⭕

Projeção

A estimativa do governo federal é arrecadar R$ 44 milhões em outorgas com este bloco que contempla sete terminais e a projeção de investimento nesses terminais é de R$ 1,4 bilhão.

O prazo de concessão é de 30 anos, período em que devem ser criados quase 25 mil empregos.

⭕

Ficaram de fora

Os aeroportos de Parintins, Carauari, Coari, Eirunepé, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Lábrea e Maués, que integram o Programa Nacional de Desestatização (PND), não foram contemplados neste bloco.

⭕

Apagão aéreo

Nos Amazonas, apenas 21 municípios do interior contam com aeródromos ativos, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Em 33 municípios os aeródromos estão irregulares ou desativados. Em sete municípios não existem aeródromos.

Em muitos deles, são necessários poucos reparos como construção de muro, sinalização vertical da pista de pouso e decolagem e de brigada de incêndio com carro pipa.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário