Opinião | ‘Vamos governar para todos’, diz David Almeida após ser eleito prefeito de Manaus com 51%.

Opinião | ‘Vamos governar para todos’, diz David Almeida após ser eleito prefeito de Manaus com 51%.

Opinião | ‘Vamos governar para todos’, diz David Almeida após ser eleito prefeito de Manaus com 51%.

“Certeza que ele será o melhor prefeito que Manaus já viu”, diz Rotta

“Que ele tenha muita lucidez e vontade de trabalhar pelo povo de Manaus”, diz Amazonino

David Almeida (Avante), foi eleito, neste domingo (29), prefeito de Manaus para os próximos quatro anos.

Com 100% das urnas apuradas, David teve 51,27% dos votos. Foram 466.970 votos no total.

O candidato derrotou Amazonino Mendes (Podemos), que teve 48,73% dos votos, o que corresponde ao total de 443.747 votos.

Uma diferença de 23.223 votos.

⭕

Prefeito de todos

Após o resultado da eleição, o prefeito eleito David Almeida, ao lado da sua filha, Fernanda Aryel, se pronunciou sobre o resultado da eleição nas redes sociais.

Ele agradeceu aos votos e dedicou a vitória à mãe, que faleceu na véspera da eleição no sábado (28) em decorrência do coronavírus e à esposa, que faleceu ano passado, em decorrência de um câncer.

“Gratidão à cidade de Manaus, gratidão ao povo da minha cidade. É um misto de alegria, dor, sofrimento, luto, mas com a sensação de dever cumprido. Estou pronto para administrar minha cidade. Quero ser o prefeito de todos, dos que votaram e dos que não votaram em mim. Dos que foram a favor e dos que foram contra” disse David, salientando que sua administração será inclusiva e que será um prefeito presente.

⭕

Dois prefeitos

O vice Marcos Rotta exaltou a vitória sobre Amazonino Mendes, e enfatizou que está pronto para ajudar o prefeito David Almeida nos grandes desafios que virão.

“Ficamos felizes com os apoios e com o resultado. Hoje ele derrotou um Golias nessa eleição”, disse Rotta ao fazer referência à história bíblica de David e Golias.

Rotta ainda disse ter “certeza que ele será o melhor prefeito que Manaus já viu”

⭕

Amazonino Mendes

Amazonino agradeceu aos mais de 440 mil eleitores que dedicaram a ele seus votos. E para parabenizou o candidato vitorioso, David Almeida.

“Desejo a ele uma ótima administração e que Deus o proteja e ilumine. Que tenha muita lucidez, vontade de trabalhar pelo povo de Manaus, por uma cidade melhor, uma vida mais tranquila, mais paz, perspectiva de progresso e muito amor”, disse o ex-governador salientando que “provavelmente” essa foi a última campanha eleitoral da sua vida. Provavelmente…

⭕

Abstenção alta

Se no primeiro turno a abstenção em Manaus foi alta 18,23% (242.782 mil eleitores), neste segundo turno o número de eleitores que deixou de votar foi ainda maior: 298.712 mil manauaras não exerceram o direito ao voto, o que representa 22,43% do eleitorado.

Votos bancos 3,25% (43.232) e nulos 5,93% (78.952).

Praticamente um terço do eleitorado não votou (abstenção, brancos e nulos).

⭕

“Portas abertas”

Em suas redes sociais o governador Wilson Lima parabenizou o prefeito eleito David Almeida e o vice Marcos Rotta pela vitória e salientou que aguarda parcerias.

“O Governo do Amazonas está de portas abertas para trabalhar por Manaus”

Já a líder do governo na Aleam, deputada Joana Darc disse estar cheia de orgulho e de emoção com a vitória.

“No fim o bem sempre vence e você é mais do que merecedor”, afirmou a parlamentar em suas redes sociais.

⭕

Pesquisas eleitorais

Apesar da maioria dos institutos de pesquisa eleitoral que divulgaram suas pesquisas terem acertado o resultado, com a vitória de David Almeida. O único que acertou o resultado dentro da margem de erro foi o Ibope (52% a 48%).

Houve institutos que colocaram David com 22% de diferença.

Essa foi uma eleição disputada voto a voto que mostrou mais uma vez as nuances da disputa eleitoral em Manaus, e que cada eleição é diferente e pode ser cheia de surpresas.

⭕

Secretariado

Ontem David já anunciou o nome do primeiro secretário municipal que irá trabalhar com ele a partir de 1º de janeiro. É o técnico da Secretaria Estadual de Fazenda Luiz Gonzaga Campos, que irá comandar a pasta da Secretaria Municipal de Finanças (Semef).

Hoje outros nomes devem ser confirmados, assim como a equipe que irá cuidar do processo de transição da administração da Prefeitura de Manaus.

Deixe um comentário