Você está visualizando atualmente Opinião | Vitória apertada da ZFM no Supremo

Opinião | Vitória apertada da ZFM no Supremo

O julgamento no Supremo Tribunal Federal de um dos incentivos mais importantes para a Zona Franca de Manaus foi apertado, mas terminou de forma positiva para o Amazonas.

A decisão foi tomada por 6 votos a 4. Votaram a favor os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e o presidente do Supremo, Dias Toffoli. Foram contra o creditamento Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Alexandre de Moraes e Luiz Fux.

Repercussão

O deputado estadual, Serafim Corrêa acompanhou o julgamento de dois dias no plenário do STF em Brasília.

Ao final, ele se emocionou. Precisou de um tempo para conseguir se recuperar e gravar com a equipe do Direto ao Ponto.

Depois de alguns minutos e com os olhos cheios de lágrimas ainda, o parlamentar disse que foi uma decisão histórica. “Foram quatro anos de muita luta, de muito bastidor”, declarou Serafim.

De olho no Direito ao Ponto

Na quarta-feira, Serafim Corrêa também gravou com o Direto ao Ponto, onde criticou o voto do ministro Marco Aurélio Mello, que nunca havia se posicionado contra a ZFM, e se mostrou preocupado com o futuro do Polo Industrial de Manaus.

O vídeo repercutiu tanto que o ministro ganhou um puxão de orelha do amigo e ex-senador do Amazonas, Bernardo Cabral, que como relator da Assembleia Constituinte, foi o responsável por incluir os benefícios concedidos à Zona Franca na Constituição Federal de 1988.

Explicação

A bronca rendeu. Marco Aurélio chamou Serafim antes do segundo dia de julgamento e tentou se explicar. Falou que não era contra o modelo.

“Ele disse que o que ele queria era o desenvolvimento de Manaus, da Zona Franca, e que empresas de bens finais fossem pra lá”, contou.

Avaliação Positiva

O prefeito Arthur Virgílio (PSDB) avaliou positivamente a decisão do STF em favor da ZFM.

“Foi uma vitória inequívoca da Zona Franca de Manaus e uma demonstração clara de que o Supremo entende o seu valor, inclusive na garantia de manter a floresta de pé e como um projeto de desenvolvimento regional que deu certo.”, afirmou o prefeito.

Ainda sobre o pirarucu de Guedes

Quem também não anda contente com o posicionamento de um ministro, mas do executivo, é o senador Plínio Valério.

O político do PSDB ainda não se conformou com as declarações que Paulo Guedes deu na semana passada.

Ele falou que não apareceu na reunião de quarta-feira porque não acredita em Guedes.

No que depender de Plínio, que é pescador de mão cheia, Guedes vai precisar de bem mais que meia dúzia de palavras e promessas para merecer provar o nosso pirarucu.

Posição de magistrado

Com um grande desafio no colo e de abrangência nacional, o deputado federal Marcelo Ramos (PR) disse à Coluna que sua postura, enquanto presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, será de “magistrado” e com um tom mais moderado, mesmo tendo as suas convicções em relação à matéria.

PEC da Previdência

Ramos foi eleito no dia de ontem presidente da comissão que vai analisar a PEC da reforma da Previdência, uma das principais apostas do governo de Jair Bolsonaro para equilibrar as finanças do país e se consolidar como governante.

Prazo dos debates

A primeira reunião deliberativa de debates acontece dia 7 de maio e se estenderão por mais 40 sessões até chegar a um parecer final para ser levado a votação ao plenário da Câmara dos Deputados.

Membros do AM

Além de Ramos, outros dois deputados do Amazonas também integram esta comissão: Capitão Alberto Neto (PRB) e Bosco Saraiva (Solidariedade).

Prova de fogo

O desempenho de Ramos à frente da comissão especial e, a consequente projeção nacional, poderão ser decisivos (ou não) para uma eventual candidatura à Prefeitura de Manaus. Ele tem negado, com veemência, que disputará o pleito ou que alimenta esse desejo. Então, tá.

Wilson Lima encabeça encontro do PSC

O governador Wilson Lima será anfitrião, nesta sexta-feira (26), de um encontro nacional do PSC em Manaus, com as presenças do presidente da sigla, Pastor Everaldo, e do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Novas filiações

O evento, que será o I Seminário da Fundação Liberdade Econômica, vai debater sobre Liderança Política, Social, Econômica e de Planejamento e Orçamento. Mas, o ponto alto deverá ser as filiações de novos integrantes ao partido.

Júnior Leite, aliado

Entre as novas aquisições será o prefeito de Maués, Júnior Leite, que poderá assinar a ficha do PSC nesta sexta-feira.

O prefeito do interior foi o primeiro à aderir à campanha de Lima, no segundo turno da eleição de 2018 e, o primeiro a receber uma visita oficial do governador, este ano.

Lima quer se firmar como liderança

Nos bastidores, a informação é que Lima deverá atrair outros integrantes ao PSC e, dessa forma, “bombar” a sigla, até então quase inexistente no Estado do Amazonas. Resta saber se o próprio Wilson se manterá no partido até o final do mandato.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário