Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson e Arthur pela Reforma de Previdência  

Opinião | Wilson e Arthur pela Reforma de Previdência  

Em visita a Manaus, a líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional, deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), conseguiu a promessa de apoio do governador do Amazonas Wilson Lima e do prefeito de Manaus Arthur Virgílio, para a aprovação da reforma da Previdência, essencial para a retomada do crescimento do país.

Ambos se comprometeram em articular com a bancada federal do Amazonas a aprovação da PEC.

Risco na CCJ

A Reforma da Previdência de Jair Bolsonaro pode sofrer a primeira derrota já na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ).

Um levantamento interno, obtido pelo Valor, mostra que, dos 48 integrantes de partidos que apoiam a reforma, só 15 posicionam-se completamente a favor da proposta.

Os outros 33 são parcialmente favoráveis, indecisos ou contrários.

O deputado federal Marcelo Ramos (PR) faz parte da CCJ como membro titular e já declarou que é contra alguns pontos da reforma.

Bolsonaro pode sair do PSL

O presidente Jair Bolsonaro contou a interlocutores que pretende deixar o PSL.

Ele se disse incomodado, especialmente, com as denúncias de candidaturas laranjas no partido.

Se o fato se concretizar o partido perde força para as eleições de 2020 e compromete a competitividade do deputado federal Delegado Pablo (PSL), um dos nomes cotados para a disputa.

PSDB pode mudar de nome

O PSDB do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio encomendou uma pesquisa para avaliar, entre outras coisas, a mudança de nome do partido.

A afirmação foi feita pelo governador de São Paulo, João Dória.

“Nós vamos estudar. Defendo que façamos uma pesquisa a partir de junho. Já está previsto, inclusive. E que esta ampla pesquisa nacional avalie também o próprio nome do PSDB”, disse depois de participar da convenção municipal do partido.

Lava Jato em alta no Amazonas

O apoio à Lava Jato é majoritário em todo o país e supera 50% em todas as regiões, diz o Datafolha.

O índice de ótimo e bom atinge 63% no Norte, 69% no Sul, e 53% no Nordeste.

Mesmo entre eleitores da esquerda, o apoio é alto: vai a 44%.

Sindicato anuncia greve dos professores

Em nota divulgada à imprensa o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (SINTEAM), afirma que a greve da educação inicia nesta segunda-feira, dia 15, com uma caminhada no centro de Manaus.

O ato público dá início à greve da categoria que reivindica 15% de reajuste salarial e outras pautas.

Categorias unidas

A presidente do SINTEAM, Ana Cristina Rodrigues, afirmou que as reivindicações não são apenas para os professores, profissionais com título.

“Representamos auxiliares de serviços gerais, merendeiras, vigias na capital e interior, além de aposentados. Nossa luta é por todos eles”, disse.

Justiça suspende greve

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) acatou, na noite deste domingo (14), o pedido do governo e determinou que o Sinteam suspenda  a greve, sob risco de pagamento de multa no valor de R$ 20 mil (por dia), podendo chegar até R$ 400 mil, caso não seja cumprida a decisão.

De acordo com a decisão, assinada pelo desembargador Elci Simões, o governo do Estado está autorizado a efetuar desconto da remuneração dos servidores que tenham deixado de trabalhar em função da adesão ao movimento grevista.

Serviços essenciais

O desembargador afirma que as atividades desenvolvidas pelos professores da rede pública de ensino constituem serviços públicos essenciais. “Portanto, eventual paralisação, mesmo que limitada ou parcial, tem efeitos gravíssimos, capaz de tornar refém toda a sociedade”.

Governo se posiciona

Em nota, a Seduc informou que o Governo tem se mantido aberto ao diálogo com os representantes das categorias para apresentar as propostas. E que a pasta está analisando as pautas apresentadas, que “poderão ser atendidas em curto, médio e longo prazo, desde que dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário