Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson Lima eleito governador

Opinião | Wilson Lima eleito governador

Wilson Lima (PSC) foi eleito governador do Amazonas em segundo turno, neste domingo (28).

Com 100% das urnas eletrônicas apuradas às 23h30, ele recebeu 1.033.954 votos ou 58,50% dos votos válidos, enquanto Amazonino Mendes (PDT) teve 733.414 votos (41,50%). Uma diferença de 300.540 votos.

Em uma publicação no facebook, o governador eleito Wilson Lima agradeceu ao povo do Amazonas.

“Muito obrigado a todos que acreditam no nosso projeto de mudança. Vamos juntos construir uma nova história para o Amazonas. Conto com todos vocês. #ABroncaAgoraÉComAGente”

Nova jornada

Em um vídeo publicado no seu facebook, o governador Amazonino agradeceu a cada um e cada uma pelos votos recebidos nesse domingo.

“Estou certo de ter cumprido o dever nesse um ano de governo e muito agradecido pela oportunidade que me deram.
Nesse momento confirma-se a vitória de meu adversário, por isso desejo sabedoria, inteligência, equilíbrio e que Deus o ilumine nessa nova jornada. Obrigado!”

Amazonino entrega o cargo de governador para Wilson Lima em 1º de janeiro.

Desafios de Wilson em 2019

O novo governador terá orçamento próximo de R$ 16,8 bilhões para gerir em 2019. Com os reajustes de diversas categorias concedidas esse ano, e a baixa arrecadação do Estado, Wilson terá grandes desafios pela frente. Não existe milagre, 2019 seu governo deverá começar engessado e com poucos recursos para grandes investimentos.

Será um período verdadeiramente de arrumar a casa, renegociar contratos, enxugar a máquina, e usar a criatividade e competência para fazer muito com poucos recursos.

Penetra

Na festa da vitória no Partido Social Cristão (PSC), no Adrianópolis, teve muita gente que caiu de paraquedas, com juras de amor e dizendo que era Wilson Lima desde criancinha.

Dizem que teve até deputado estadual reeleito por coligação adversária sendo expulso do local.

Ainda vai aparecer muito santo querendo reza.

Não caiu a ficha

Para muitos caciques, grupos empresariais, membros do judiciário e donos de veículos de comunicação, a ficha ainda não caiu.

Muitos ainda tratavam a vitória de Wilson com pouco caso. Nada melhor que um choque de realidade em 2019, de quem tem amplo respaldo popular para tirar as amarras que há quase 40 anos comandam o Amazonas.

Não vai ser fácil, mas é sensato seguir o exemplo do governador reeleito do Maranhão, Flavio Dino, que não fez concessões ao grupo da família Sarney, limpando o governo de todos de sua influência. Deu certo, o grupo da família se quer elegeu senador no pleito.

Anamã e Novo Airão elegem novos prefeitos

Os municípios de Anamã e Novo Airão, também elegeram seus novos prefeitos nesse domingo para mandato tampão até 2020. Ambos tiveram eleição suplementar após a Justiça Eleitoral cassar seus antigos prefeitos.

O candidato Chico do Belo (PMN) foi eleito novo prefeito de Anamã com 56% dos votos.

Em Novo Airão, o candidato Frederico Júnior (MDB) foi eleito novo prefeito do município com 57,36% dos votos válidos.

Moro dá os parabéns a Bolsonaro

Sergio Moro divulgou uma nota em que dá os parabéns a Jair Bolsonaro pela eleição para a Presidência.

“Encerradas as eleições, cabe congratular o presidente eleito e desejar que faça um bom governo”, escreveu o juiz da Lava Jato.

Trump: “Tive uma boa conversa com Bolsonaro”

O presidente Donald Trump disse nesta manhã em sua conta no Twitter que conversou com o presidente eleito Jair Bolsonaro:

“Tive uma boa conversa com o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, que ganhou a disputa com margem substancial de votos. Concordamos que o Brasil e os EUA trabalharão em estreita colaboração em temas como comércio, defesa e tudo mais! Desejei a ele meus parabéns!”

Dólar despenca

O dólar opera em queda hoje, após Jair Bolsonaro ser eleito e Paulo Guedes dizer que a prioridade será a reforma da previdência.

A moeda abriu sendo negociada a R$ 3,58.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário