Supremo permite, em decisão unânime, cassação de mandato pelo TSE.
Com a decisão, caso o TSE decida pela anulação de diploma eleitoral, cassação de mandato político ou mesmo rejeição de um registro de candidatura, o político perderá automaticamente o cargo.
⭕
Devagar quase parando
O ritmo lento das inaugurações na Prefeitura de Manaus a menos de 30 dias do prazo final de desincompatibilização, indica que Arthur Neto não será candidato a nenhum cargo e que ficará no comando da Prefeitura até o final do mandato.
⭕
Abelha não é Pokémon
É engraçado como o governador Amazonino Mendes ainda mantém a velha prática de doar motores de rabeta e implementos agrícolas para os agricultores rurais do interior do Estado em época de eleição. Não que eles não precisem, mas é prova de que Amazonino não é pokémon e realmente não evolui.
⭕
Cadeia nele
Quem gosta dessas iniciativas do governador é o deputado Sabá Reis, que vê crime eleitoral em tudo e já foi para a tribuna da Aleam denunciar o favorecimento de agricultores “às vésperas de eleições”.
Sabá disse inclusiva, que a reunião marcada com todos os prefeitos do interior também tem viés eleitoral.
⭕
Prestando contas
O líder do governo na Assembleia, deputado Dermilson Chagas, confirmou a reunião de Amazonino com os prefeitos nesta sexta-feira (9), mas disse que trata-se de prestação de contas.
“Amazonino vai mostrar o que está fazendo e o que vai ser feito nos municípios”, assegurou.
⭕
Nocauteado
Na troca de farpas diária entre Sabá Reis e Dermilson Chagas, o primeiro levou a pior.
Sabá usou manchete de jornal que afirma que Manaus é uma das cidades mais violentas do mundo, para dizer que Amazonino não cuida da Segurança Pública.
De pronto Dermilson rebateu: “o deputado está usando dados de 2016 e 2017 para acusar? Amazonino nem era governador! Sabá pegou dados de um governo que ele sustentou no passado, de José Melo, e jogou nas costas do governador Amazonino. É uma tentativa de inverter as coisas e induzir o povo ao erro”, disparou Chagas.
Não houve tréplica de Reis, que acusou o golpe!
⭕
Filiado
O deputado Platiny Soares anunciou oficialmente sua filiação ao PSL, que tem como candidato à presidência o deputado federal Jair Bolsonaro.
Feliz da vida, Platiny também anunciou que assumiu a presidência estadual do PSL, além da coordenação de campanha de Bolsonaro no Amazonas.
⭕
Ainda sem partido
Já o presidente da Aleam, deputado David Almeida, ainda não fechou acordo com nenhum partido sobre sua filiação.
Ele discursou nesta quinta oficializando seu desligamento do PSD e disse que está conversando com três partidos sobre sua filiação.
⭕
Que tiro foi esse
Rápido no gatilho, o novo presidente estadual do PSL, Platiny Soares, também já convidou David Almeida (Sem Partido) para se filiar.
⭕
Candidato
David Almeida quer um partido que lhe dê condições de concorrer ao cargo de governador nas eleições de outubro deste ano.
Ele e Rebecca Garcia fecharam acordo que prevê que quem estiver melhor nas pesquisas eleitorais de junho, vai encabeçar a chapa majoritária.
Caiu em si
Depois de tanta gritaria pelo diálogo entre governo do Estado e policiais Militares, o governador Amazonino Mendes finalmente recebeu os líderes do movimento grevista para anunciar que não vai atender o parecer da PGE que anulava as promoções dos praças da PM.
⭕
Promoções
Para provar sua afirmação, Amazonino assinou 314 decretos de promoção de bombeiros militares.
As ascensões abrangem tanto o Quadro de Oficiais Bombeiro Militar (QOBM) quanto o Quadro de Praças Bombeiro Militar (QPBM).
⭕
Dizem por aí…
O ex-deputado estadual Tony Medeiros deve assumir o comando do PSD, partido de Omar Aziz, em Parintins.