Você está visualizando atualmente Opinião | Filho de Amazonino pode ser candidato a prefeitura de Manaus

Opinião | Filho de Amazonino pode ser candidato a prefeitura de Manaus

Opinião | Filho de Amazonino pode ser candidato a prefeitura de Manaus

Armando Mendes é filiado pelo PSDB e faz ensaio para participar da disputa majoritária 

Beto Michiles, ex-vice de Amazonino, afirma que Armando e Amom são o “novo” da política amazonense 

Governo do Amazonas e MP-AM firmam parceria para fortalecer combate ao crime organizado

Prefeito David Almeida e vice-presidente Geraldo Alckmin inauguram distrito para micro e pequenas empresas em Manaus

Sergio Cabral vira enredo de escola de samba

Ex-governador do Rio de Janeiro foi condenado a 425 anos de cadeia em diferentes processos e foi solto pelo STF

Inflação: Com Lula, preço do ovo de galinha sobre 23% em 2023

Mais um player

O ex-deputado Humberto Michiles (PSDB), que foi candidato a vice-governador na chapa de Amazonino Mendes na eleição passada, afirmou em entrevista ao jornalista Jefferson Coronel que o filho do saudoso Negão, Armando Mendes, tem pretensões de ser candidato à prefeitura de Manaus ano que vem. 

“Armando sente essa responsabilidade pela história, realizações, obras e legado do pai.”, disse Beto Michiles, reiterando que seria muito bom o nome dele para Manaus.

Michiles também afirmou que Armando e Amom são o “novo” da política amazonense.

Teste

Armando Mendes nunca disputou uma eleição, apesar de estar sempre presente nos bastidores com o pai. É empresário e filiado ao PSDB, que hoje é comandado pelo senador Plínio Valério, que recentemente afirmou que o partido tucano teria candidato majoritário nas eleições de 2024.

Federação 

A pouco mais de um ano das eleições, Armando Mendes começa a se movimentar, mas para entrar no game precisa primeiro da benção de Plínio Valério, que comanda o PSDB no Amazonas.

Depois disso, mas não menos importante, precisa demonstrar que sua candidatura é mais viável que a do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), cujo partido faz parte da federação PSDB/Cidadania, o que inviabilizaria duas candidaturas. 

Com a federação apenas um nome pode ser cabeça de chapa. 

Prioridade

Amom Mandel aparece bem pontuado nas pesquisas eleitorais, atrás do prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição. 

E com o declínio do senador Plínio Valério, que já afirmou que não tem interesse em disputar a prefeitura de Manaus, Amom segue, até o presente momento, sem um concorrente competitivo dentro da federação que ameace seus planos.

Vice

O movimento de Armando também pode ser visto como uma balão de ensaio de uma costura que começa a ser construída para uma possível indicação de vice em uma chapa com Amom Mandel.

A dificuldade pode ser o próprio Amom. Por temperamento, convicções, discurso ou até mesmo por já ter prometido a indicação para outra pessoa.

O verdadeiro teste de fogo de Amom será em 2024.

Peso

A escolha do vice pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma candidatura. 

O vice representa a ampliação da aliança. É uma força política importante para agregar novos apoios e também para complementar o perfil de um candidato.

Um vice pode trazer outros partidos e grupo para uma candidatura, ampliando o tempo de rádio e tv no programa eleitoral gratuito e aumentando o poder de influência com lideranças políticas na rua.

Também pode trazer recursos financeiros o que é fundamental para uma eleição competitiva. 

E por último e não menos importante, trazer votos e discurso.

Nomes

Até o presente momento pelo menos 13 nomes já demonstraram interesse ou estão cotados para disputar a prefeitura de Manaus, ano que vem.

Além de David Almeida que vai defender sua reeleição, Amom Mandel e Armando Mendes, temos Roberto Cidade, Capitão Alberto Neto, Coronel Menezes, Maria do Carmo Sefair, Arthur Virgílio Neto, Ricardo Nicolau, Eron Bezerra, Zé Ricardo, Sinésio Campos e Carlos Almeida.

Pelo menos metade desses nomes não vingam e vão ficar de fora da disputa. 

Parceria 

O Governo do Amazonas e o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) firmaram, nesta quinta-feira (20), um acordo de cooperação técnica para a implantação de uma equipe interprofissional voltada ao enfrentamento do crime organizado. 

A parceria será executada por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) e do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (Caocrimo).

Termo

O termo foi assinado pelo governador do Amazonas em exercício, Tadeu de Souza, e pelo procurador-geral de Justiça, Alberto Nascimento.

De acordo com o MP-AM, o acordo de cooperação técnica segue uma tendência nacional em que governos estaduais e ministérios públicos têm somado esforços para ampliar iniciativas conjuntas em benefício da segurança pública. 

O crime organizado abrange atividades como tráfico de drogas, de pessoas, contrabando de armas, comércio de órgãos humanos, falsificações, fraudes e lavagem de dinheiro.

Encontro marcado

O prefeito David Almeida, e o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, inauguram na próxima terça-feira (25), às 14h, o Distrito de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro), no Distrito Industrial 2.

A atual gestão concluiu em um ano a obra do espaço destinado à instalação de empreendimentos do segmento industrial, que estava há 15 anos abandonado. 

A expectativa é de 400 empregos diretos sejam gerados, contribuindo para o fortalecimento da Zona Franca de Manaus (ZFM). 

Deu samba

Sergio Cabral vai virar samba. 

O homem que governou o Estado do Rio de Janeiro, de 2007 a abril de 2014 mas acabou preso e condenado pela Lava Jato em 425 anos será homenageado no carnaval 2024.

A União Cruzmaltina, escola de samba da Série Prata ligada a torcedores do Vasco da Gama, vai enaltecer o ex-governador vascaíno no próximo desfile. 

Enredo

Nesta quarta-feira (19), a escola postou em suas redes sociais um teaser do enredo, elencando “feitos” do ex-governador — como o metrô até a Barra da Tijuca, as UPPs e o Teleférico do Alemão

Em suas redes sociais o ex-presidiário disse que vai pra Sapucaí. 

Só não se sabe ainda se vai na pista, ou em cima de um carro alegórico. 

Diz Cabral: “Me submeto ao carnavalesco.”

É meus amigos leitores, o Brasil não é para amadores. Ou acaba em PIZZA ou em samba.

Ovo de ouro

Na gestão de Lula, o ovo de galinha teve um aumento de 23% nos primeiros seis meses de 2023, segundo o IBGE.

Antes considerado uma opção barata de proteína e de muita versatilidade no cardápio do brasileiro, o ovo tem pesado no bolso do consumidor. 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário