Você está visualizando atualmente Bancada tenta votar PL que cria feriado nacional do Dia da Consciência Negra

Bancada tenta votar PL que cria feriado nacional do Dia da Consciência Negra

Bancada tenta votar PL que cria feriado nacional do Dia da Consciência Negra

A Bancada Negra da Câmara dos Deputados pressiona para que o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), coloque em votação um projeto de lei (PL) que pretende tornar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, um feriado nacional. O texto já foi aprovado no Senado em 2022 e aguarda análise dos deputados. Lira se reuniu com o grupo nesta segunda-feira, (20), e indicou que pode pautar o projeto ainda nesta semana.

“Dos projetos que nós debatemos na bancada, foi o projeto da unificação do dia 20 [como feriado]. Vários estados do país, a exemplo do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, que celebram hoje como facultativo. A gente vai ver se unifica, temos um projeto para unificar no Brasil inteiro”, afirmou Damião Feliciano (União Brasil-PB).

A Bancada Negra foi criada em novembro deste ano, por inciativa de Damião e da deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ). Entre outros pontos, o projeto incluiu no regimento da Casa o direito ao uso da palavra a um integrante bancada durante o período destinado às comunicações de liderança no plenário, por cinco minutos semanais.

O grupo também passa ater direito de participar de reuniões dos colégios de líderes (com direito a voto) convocadas por Arthur Lira. Atualmente, há 31 parlamentares que, pelo critério racial, se declaram pretos e pretas e 91 deputados e deputadas que se identificam com a cor parda, o que corresponde a aproximadamente 24% dos 513 parlamentares.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário