Você está visualizando atualmente Contagem de ex-senador estimava vitória de Renan

Contagem de ex-senador estimava vitória de Renan

Uma estimativa de votos que estava nas mãos do ex-senador Hélio José durante a votação para presidente do Senado apontava que Renan Calheiros(MDB-AL) venceria com 42 votos. Seu principal adversário, Davi Alcolumbre (DEM-AP), teria 17 votos, enquanto Esperidão Amin (PP-SC) ficaria com 10, de acordo com a contagem. Renan era considerado um dos favoritos, mas desistiu da candidatura com críticas ao processo de votação.

Na estimativa, Angelo Coronel (PSD-BA) teria seis votos, Fernando Collor (PROS-AL) ficaria com três e José Reguffe (Sem partido-DF) com um voto. A soma dá 79, o que significa que havia uma dúvida sobre o voto de dois senadores.

Inicialmente, o papel também trazia os nomes de Simone Tebet (MDB-MS), Major Olímpio (PSL-SP) e Alvaro Dias (Podemos-PR), mas eles foram riscados após desistirem de suas candidaturas.

A votação teve que ser refeita após a constatação de que havia 82 cédulas, para apenas 81 senadores. Eram 80 cédulas dentro de envelopes e mais duas cédulas avulsas. Diante do impasse, os debates sobre o que fazer duraram quase uma hora. Alguns senadores defendiam a anulação apenas das duas cédulas avulsas, mas os escrutinadores indicados pelos candidatos optaram por refazer a nova votação.

Deixe um comentário