Hoje o centro das atenções se voltam para a Assembleia Legislativa do Amazonas com o possível anúncio do novo partido do presidente David Almeida.
Ao que tudo indica, David vai optar pelo Partido Socialista Brasileiro, comandado no Amazonas pelo deputado Serafim Corrêa.
⭕
David mira no Governo
Nesse cenário David confirma sua pré-candidatura ao Governo do Amazonas contra dois gigantes: Amazonino e Omar Aziz.
⭕
Oposição deve se unir
Com um candidato competitivo a oposição no Amazonas deve se unir em torno da candidatura de David Almeida.
A frente ampla da oposição deve incluir nomes como Vanessa Grazziotin (PCdoB), José Ricardo (PT), Abdala Fraxe (Podemos), Luiz Castro (Rede), Platiny Soares (PSL) e Chico Preto (PMN).
Entre outros partidos que também podem compor, tais como o Avante, PPL, PMB e o Patriota.
A dúvida é o PP de Rebecca Garcia, que está sendo seduzida para compor com o grupo de Amazonino Mendes.
⭕
Mais um pra conta
Iranduba é o sexto município que homenageia o presidente da Aleam com entrega de título de cidadão. David já recebeu a homenagem nos municípios de Borba, Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Santo Antônio do Iça.
⭕
Arthur critica Amazonino
O clima começa a esquentar por conta das eleições e de acordos não cumpridos.
Ontem o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), acusou o governador Amazonino Mendes de estelionato por conta de um calote milionário em Manaus.
Segundo os cálculos de Arthur, o Governo do Amazonas deve quase R$ 1 bilhão à capital.
⭕
Vendetta
Ainda em tom desafiador, Arthur afirmou que vai ter papel ativo nas eleições e quem tiver seu apoio, ganhará a eleição para governo.
⭕
Vexame
O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) passou dois constrangimentos nos últimos dias.
O primeiro foi na solenidade de posse do general César Augusto Nardi de Souza, no comando do CMA. Além de chegar super atraso ao evento, a primeira-dama de Manaus e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS), Elisabeth Valeiko, foi barrada no palanque de autoridades.
O segundo, foi em um evento de luta na Arena Amadeu Teixeira onde Arthur foi chamado para entregar o cinturão a um lutador. Anunciado, recebeu uma vaia estrondosa e se recusou a subir no octógono.
⭕
Mulheres na política
As senadoras e deputadas da Bancada Feminina do Congresso protocolaram na tarde desta segunda-feira (19) uma consulta ao TSE sobre a aplicação do entendimento do STF, que na última quinta-feira decidiu que os recursos do Fundo Partidário devem ser distribuídos igualmente entre candidatos e candidatas.
A consulta questiona se os recursos do Fundo Eleitoral seguirão as mesmas regras determinadas pelos ministros do STF ao Fundo Partidário.
Segundo a Procuradora Especial da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) “É preciso que esta questão seja esclarecida e que haja justiça na distribuição dos recursos de campanha pelos partidos”. Além da consulta, a Bancada Feminina irá se reunir com o presidente do TSE, ministro Luiz Fux na tarde desta terça-feira.
⭕
Eleição para desembargador
A OAB-AM já prepara o lançamento do edital para o processo eleitoral de desembargador pelo quinto constitucional. Após a publicação, os advogados terão um prazo de 15 dias para inscrição, 45 dias de campanha, eleição e homologação dos seis nomes que comporão a lista.
Em seguida a lista sêxtupla é encaminhada para nova eleição no TJ/AM, que formará uma lista tríplice com os mais votados.
A mesma lista será encaminhada ao governador para a escolha e nomeação.
⭕
Lula encontra Mujica
Na conversa com o ex-presidente do Uruguai José Mujica, Lula citou a sua prisão iminente – ou “ameaça”, como ele diz. “Estou aqui na fronteira, poderia dar um pulinho ali no Uruguai, mas não vou.”
“Sabe por quê? Porque estou tranquilo com minha inocência, e quem terá de sair do país um dia são eles”, acrescentou o condenado.
A tranquilidade de Lula é mesmo notável: que o digam a romaria dos seus prepostos ao STF e o assédio incansável aos ministros. E o trecho sobre “sair do país” soa como uma ameaça aos que o condenaram.