Janeiro terminou e fevereiro promete ser um mês de grandes emoções. Então vamos Direto ao Ponto: Com a proximidade das eleições e as investigações locais e nacionais avançando cada vez mais, os ânimos se acirram. Será o momento de separar o joio do trigo.
A corrida eleitoral que se inicia promete ser acirrada e imprevisível, separando aliados históricos e unindo os mais improváveis adversários. Salve-se quem puder!
⭕
Com a palavra, Negão
O governador Amazonino Mendes participa, na manhã desta quinta-feira (1), da abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas com a tradicional leitura da mensagem anual.
⭕
Candidatíssimo
Amazonino, que vem arrumando a casa desde que assumiu o governo, prepara o terreno para uma campanha difícil, com grande desgaste da classe política, recursos escassos, e uma possível debandada de aliados, que lhe garantiu musculatura em uma das eleições mais atípicas e tranquilas que o Amazonas já teve.
⭕
Distanciamento
Fontes próximas dizem que essa debandada se dá pelo fato de Amazonino não ter cumprido acordos, não se sabe se “republicanos”, firmados na última eleição suplementar, que o elegeu Governador após a cassação do ex-governador do Amazonas, José Melo.
⭕
E o David
O ex-governador e presidente da Aleam, deputado David Almeida, conduz os trabalhos de abertura da Casa com um olho no peixe e outro no gato. David, que já tem planos para alçar voos mais altos nas eleições desse ano, busca compor uma frente ampla de oposição para enfrentar o Gigante ou, os Gigantes e tentar repetir o final dessa famosa história.
⭕
Câmara Municipal de Manaus
Dia 6 de fevereiro, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, marca o retorno das atividades na Câmara Municipal de Manaus, com a abertura dos trabalhos na Casa e a leitura da mensagem anual.
⭕
Presidenciável
Arthur, que tem “pretensões nacionais”, mobiliza sua estrutura para mostrar força, pelo menos, em Manaus. Vai ter pela frente algumas interrogações de sua gestão para prestar contas com a população.
⭕
Enquanto isso no Congresso Nacional
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal retornam aos trabalhos legislativos na próxima segunda-feira, dia 5, na expectativa de votar a reforma da Previdência. A leitura da mensagem do Executivo encaminhada pelo Chefe de Estado é um dos pontos altos da cerimônia.
Mas esse ano, ainda não foi confirmada a presença do presidente da República Michel Temer.
⭕
Dizem por aí que o Governador Amazonino escalou o secretário extraordinário de governo, Samuel Hanan, para tentar uma reaproximação com o Senador Omar Aziz.
Quem está próximo de Omar, diz que não há mais possibilidade de os dois caminharem juntos em 2018.