Você está visualizando atualmente Amazonas tem mais de 2,7 mil focos de queimadas na primeira semana de setembro

Amazonas tem mais de 2,7 mil focos de queimadas na primeira semana de setembro

Amazonas tem mais de 2,7 mil focos de queimadas na primeira semana de setembro

Amazonas registrou 2.757 focos de queimadas nos primeiros seis dias de setembro, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE). Os municípios do Sul Amazonas são os mais atingidos.

Em todo o Amazonas, só no início de setembro, já foram registradas 2.757 queimadas. Os focos no sul do estado representam 54% desse total. No consolidado do ano, são 10.568 focos de calor, até o momento.

Segundo o Inpe, o município de Novo Aripuanã é o segundo da região Amazônica com mais queimadas durante o mês, com 321 focos. A cidade amazonense só perde para Porto Velho, que lidera o ranking, com 415 focos.

No ano passado, o Amazonas teve o pior setembro em relação às queimadas dos últimos 24 anos. Em números exatos, foram 8.659 focos de calor, o pior número desde 1998, quando o Inpe começou a fazer o mapeamento.

O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) para saber quais as ações estão sendo adotadas para evitar a proliferação dos focos de incêndio na região, e aguarda resposta.

Fonte: G2 Amazonas

Deixe um comentário