Você está visualizando atualmente Plínio, Omar e Braga votam pela criminalização da posse e porte de drogas

Plínio, Omar e Braga votam pela criminalização da posse e porte de drogas

Plínio, Omar e Braga votam pela criminalização da posse e porte de drogas

Os senadores do Amazonas, Plínio Valério (PSDB), Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, a PEC das Drogas, proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que criminaliza a posse e o porte de drogas, em qualquer quantidade. A medida foi aprovada com 53 votos a favor e 9 contrários no primeiro turno, e 52 a 9 no segundo, nesta terça-feira (16).

Segundo o texto, ele busca estabelecer uma diferenciação clara entre o usuário e o traficante de drogas, propondo penas alternativas à prisão para os consumidores de substâncias ilícitas.

O posicionamento do parlamento chega no mesmo momento que o STF está avaliando a possibilidade de descriminalizar a posse de maconha em pequenas quantidades para uso pessoal, tendo até o momento, cinco votos favoráveis à descriminalização e está suspenso após o ministro Dias Toffoli pedir vistas.

Como se trata de uma Emenda Constitucional, o texto aprovado pelo Senado não requer sanção presidencial, diferentemente de um Projeto de Lei (PL), que pode ser vetado pelo Executivo, como ocorreu na PL das Saidinhas.

Posicionamento da bancada amazonense

O senador Plínio Valério também já havia comentado que o Brasil não tem preparo para lidar com a descriminalização e que a legalização traria graves consequências.

“A criminalização do porte e da posse de maconha é crucial para manter a segurança pública e proteger os cidadãos, especialmente os mais vulneráveis, como os jovens. A legalização poderia resultar em um aumento do consumo, levando a problemas de saúde pública e destruindo famílias e o futuro dos nossos jovens”, disse.

Omar afirmou ser favorável à ampliação do debate.

“Precisamos de uma abordagem abrangente que leve em consideração tanto a segurança pública quanto a saúde dos indivíduos. Vamos seguir debatendo para encontrar soluções eficazes para essa questão tão complexa. Mas, saliento que é a prevenção que resolve e é nisso que temos que focar”, disse o senador do PSD.

Já o senador Eduardo Braga salientou que o país “não está preparado” para a descriminalização das drogas e ponderou que o código penal também precisa ser revisto.

“O Brasil não está preparado para descriminalizar qualquer quantidade de maconha. No entanto, devemos buscar uma dosimetria. Um jovem que está com uma pequena quantidade de droga ilícita para seu uso pessoal, não pode ser apenado pelo sistema como alguém que comercializa uma tonelada com fim de se obter recursos”, defendeu Braga.

Fonte: Real Time1

Deixe um comentário