Você está visualizando atualmente Governo do AM atende quase 900 pacientes em três dias  na Policlínica Gilberto Mestrinho

Governo do AM atende quase 900 pacientes em três dias na Policlínica Gilberto Mestrinho

Governo do AM atende quase 900 pacientes em três dias  na Policlínica Gilberto Mestrinho

 

O mutirão de consultas e exames realizado pelo Governo do Amazonas, na Policlínica Gilberto Mestrinho, Centro, zona sul de Manaus, atendeu 891 pacientes entre sexta-feira (21) e domingo (23). A ação visa reduzir o tempo de espera de quem tem consultas e exames agendados no Sistema de Regulação (Sisreg), segue até hoje (25), e deve alcançar 1.500 atendimentos.

Os procedimentos incluem exames de ultrassonografia e consultas em cirurgia ginecológica, fonoterapia e cardiologia com risco cirúrgico. Estão sendo realizadas ainda testagens rápidas e aconselhamento para sífilis, HIV e hepatites A e B, entre outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

“Esses três dias foram bastante positivos. A gente conseguiu ofertar um número expressivo de consultas e exames para pessoas que estavam aguardando já há um certo tempo na fila do Sisreg. A maior demanda é sempre por ultrassonografia. No sábado e domingo nós ficamos o dia inteiro com oferta de ultrassonografia de manhã e a tarde, continuam acontecendo as consultas em cirurgia ginecológica, fonoaudiologia, testagem rápida e o risco cirúrgico”, pontuou Maximina Malagueta, diretora da Policlínica.

O Amazonas reduziu em 65,8% a fila de espera por consultas e exames do Sisreg, no último ano. De acordo com dados do Complexo Regulador do Amazonas, em janeiro de 2019 estavam na fila da regulação 255.543 pessoas. Em janeiro de 2020, o número caiu para 87.238 pessoas.

Com o mutirão, espera-se reduzir em torno de 60% a fila, tanto para ultrassonografia quanto para cardiologia, risco cirúrgico e ginecologia.

“Até o final da ação nós vamos ter um atendimento de, pelo menos, 1.500 pessoas que vão sair da fila do Sisreg, que vão conseguir, finalmente, fazer sua cirurgia, porque isso é extremamente importante para quem já aguarda há tanto tempo”, observou a diretora.

Agendamentos

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) está confirmando exames e consultas previamente com os pacientes agendados no Sisreg, respeitando a ordem da fila. No caso das testagens para sífilis, HIV e hepatite, a demanda é livre durante todo o mutirão.

A equipe da Policlínica, formada por médicos e outros servidores, está envolvida na ação, bem como cinco assistentes sociais voluntárias, que participam do mutirão para atender e orientar os pacientes. Ao todo, 35 profissionais compõem a equipe de atendimento.

Fim da espera

A manhã desta Segunda-Feira de Carnaval (24/02) foi de movimento intenso na Policlínica. A auxiliar de serviços gerais Maria do Carmo Rodrigues, que espera há dois anos por um exame ginecológico, foi atendida e agora espera pela cirurgia. “É uma oportunidade que a gente tem. Eu pensei que eu estava esquecida, mas lembraram de mim e eu estou aqui para realizar. Acho que agora eu vou conseguir tudo, se Deus quiser”, comemorou.

Para Valquíria Bezerra, autônoma, o mutirão marcou o fim de uma espera que começou em 2017. “Estou há três anos na fila de espera por uma consulta com o ginecologista e recebi uma ligação para comparecer à clínica Gilberto Mestrinho. Fui superbem atendida e estou muito feliz. Eu já estava sem esperança, agora estou me sentindo grata”, ressaltou Valquíria.

Há quase um ano e meio aguardando por uma consulta, para fazer a cirurgia de retirada de mioma, a auxiliar de serviços gerais Eurides Silva conta que não esperava mais pelo atendimento. “Com essa demora toda eu já estava sem esperança. Graças a Deus chegou, espero que seja feita a cirurgia para acabar com esse sofrimento. Eu acho que os nossos governantes sempre deviam olhar pelas pessoas que precisam”, afirmou Eurides.

Último dia

Nesta Terça de Carnaval (25/02), último dia da ação, o mutirão prevê a realização de 50 ultrassonografias, das 14h às 18h; 30 consultas em cardiologia com risco cirúrgico e 50 consultas em cirurgia ginecológica, das 9h às 15h; e 20 consultas em fonoaudiologia, do meio-dia às 15h.

As testagens rápidas e aconselhamentos para DSTs serão oferecidos das 9h às 15h, com demanda livre. Este tipo de atendimento também é realizado durante o funcionamento normal da Policlínica Gilberto Mestrinho, para todos os pacientes que procurarem o serviço.

Deixe um comentário