Você está visualizando atualmente Juíza manda sites de Manaus retirar notícias falsas sobre saúde de Amazonino

Juíza manda sites de Manaus retirar notícias falsas sobre saúde de Amazonino

Juíza manda sites de Manaus retirar notícias falsas sobre saúde de Amazonino

A juíza Mônica Cristina Chaves do Carmo, coordenadora da Propaganda Eleitoral, condenou os sites Portal Laranjeira FM e CM7 a retirar do ar publicações considerações falsas sobre a saúde de Amazonino Mendes, candidato a prefeito de Manaus. A juíza considerou ilícitas as notícias e com potencial de denegrir e ofender a imagem do candidato.

A decisão inclui postagens em redes sociais e, em caso de descumprimento da medida, os responsáveis ficam sujeitos ao pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil.

Uma das publicações diz que “Amazonino é levado às pressas para São Paulo, seu estado de saúde é considerado delicado”. A juíza diz que, apenas pelo título, além do teor do texto ali redigido, verifica-se a tentativa de construção de imagem de rejeição do candidato.

Segundo Mônica do Carmo, a publicação caracteriza “afronta ao debate democrático por meio da propagação de notícia falsa, tão amplamente combatida nestas eleições, visto que a notícia quanto à possível internação em hospital em outra unidade da federação é desmentida”.

A juíza também julgou falsa e ofensiva as publicações com o título “Urgente: Amazonino passa mal e é internado às pressas no Hospital Sírio Libanês” e “Amazonino Mendes de Pijama e bolha anticovid na corrida pela prefeitura de Manaus”. Ela julgou que a conduta de quem publicou é incompatível com o regular exercício do direito constitucional da liberdade de expressão e tem o propósito de denegrir e ofender a imagem do candidato junto ao eleitor.

Já foram quatro decisões contra notícias falsas sobre a saúde de Amazonino, nesta eleição. Na semana passada, o juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo determinou ao Facebook a exclusão de imagem usada pelos adversários. A pena para o descumprimento da medida é de multa diária de R$ 10 mil.

Deixe um comentário