Você está visualizando atualmente Ministro do Turismo entrega obras no Teatro Amazonas e recebe Título de Cidadão Amazonense

Ministro do Turismo entrega obras no Teatro Amazonas e recebe Título de Cidadão Amazonense

Ministro do Turismo entrega obras no Teatro Amazonas e recebe Título de Cidadão Amazonense

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, entregou nesta terça-feira (7), o novo sistema de proteção de incêndios, pânico e de descargas atmosféricas do Teatro Amazonas, executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ao todo, o projeto recebeu mais de R$ 2,6 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na oportunidade, o ministro Gilson, recebeu o Título de Cidadão Amazonense das mãos do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual, Roberto Cidade (PV) e do deputado Saullo Viana (PTB).

Durante sua fala, Gilson Machado Neto destacou a necessidade do trabalho para um patrimônio tão importante ao Amazonas e ao Brasil.

“Estamos cada vez mais aprimorando os nossos prédios históricos e os protegendo de qualquer dano que eles possam sofrer ao passar dos anos. Com este investimento, estamos trazendo o que há de melhor em proteção de incêndios, o que tornará o local mais eficaz em caso de acidentes e dando segurança também aos turistas que venham visitar este imponente prédio”, disse.

O evento contou também com a presença do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, que destacou o glamour e o imponente Teatro Amazonas em sua rede social.

“Construído no auge do ciclo da borracha o local sempre aparece dentre as mais belas casas de espetáculo do mundo, a jóia da coroa amazonense. Tão lindo quanto historicamente rico, a obra não deixa de ser uma resposta àqueles que acreditam que tacar fogo em estátuas e obras de artes seja um protesto e não vandalismo ou terrorismo”, escreveu Eduardo Bolsonaro.

Título de Cidadão do Amazonas

Durante a cerimônia, o ministro do Turismo recebeu o Título de Cidadão Amazonense, concedido pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pelo reconhecimento dos investimentos federais levados ao estado, como para as obras do Centro de Convenções Vasco Vasques e do Aeroporto de Barcelos.

“É com grande honra que recebi hoje o título de cidadão Amazonense. Esse estado, que é o coração da nossa Amazônia e que é tão rico em todos os sentidos, principalmente no turismo brasileiro. Sou e continuarei a ser um defensor ferrenho das belezas dessa terra que tem grande potencial turístico”, enfatizou o novo amazonense.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), afirmou que a entrega das obras de adequação e modernização do Teatro Amazonas é mais uma excelente notícia para os amazonenses e que o Governo Federal, tem olhado com carinho para turismo do Amazonas.

“O Governo Federal tem olhado com muito carinho pelo turismo no Amazonas e nós somos muito gratos por todo esse empenho”, afirmou Cidade.

Obras

Iniciadas em janeiro de 2020, as obras contemplaram a instalação de alarme e mecanismo de detecção de fogo e fumaça via wireless (sem fio), além da implantação de iluminação de emergência. Também foram realizadas a adequação da casa de bombas, a instalação de exaustão de gases e ventilação forçada e do chamado “fire ball” – dispositivo extintor de incêndio com acionamento automático quando em contato com o fogo -. O local também recebeu melhorias nas instalações elétricas, como a mudança de disjuntores e quadros e a manutenção do sistema de captação de descarga, a partir da instalação de um novo para-raios.

Também presente ao evento, a presidente do Iphan, Larissa Peixoto, frisou que as obras vão impactar diretamente no turismo e na cultura regional, amplificando a história do prédio.

“Nós, do Iphan, sentimos grande satisfação em contribuir com a adequação do prédio à legislação e em aumentar a proteção do Patrimônio Cultural da população amazonense. Adaptados e seguros, esses bens culturais estão prontos para trazer à tona a memória da formação do povo brasileiro e receber visitantes do Brasil e do exterior, gerando emprego e renda no campo do turismo cultural”, pontuou.

O investimento no projeto é oriundo do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), que também com a participação do Ministério do Turismo. O Fundo reúne recursos provenientes de condenações judiciais, multas e indenizações com vistas à reparação de danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Entendidos como reparação à ordem econômica e outros interesses difusos e coletivos, os valores disponíveis são destinados a trabalhos de instituições públicas e entidades civis, a partir de edital de seleção.

O Teatro

O Teatro Amazonas, inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896, é considerado o principal símbolo cultural e arquitetônico do estado. Localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, o espaço mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense.

Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o Teatro preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo é renascentista, com detalhes ecléticos. Na área externa, a famosa cúpula chama a atenção pela exuberância, composta por 36 mil peças nas cores da bandeira brasileira, importadas da Alsácia, na França.

O salão de espetáculos tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e três pavimentos de camarotes. Impossível não ficar hipnotizado com o teto côncavo, no qual estão quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot. As peças representam música, dança, tragédia e ópera, sendo esta última uma homenagem ao compositor brasileiro Carlos Gomes.

Deixe um comentário