Você está visualizando atualmente Prefeito de Borba é preso e afastado do cargo

Prefeito de Borba é preso e afastado do cargo

Prefeito de Borba é preso e afastado do cargo

O prefeito de Borba, Simão Peixoto (PP), foi preso preventivamente nesta sexta-feira (3), a pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM) e afastado por 30 dias do cargo. A determinação é do desembargador Anselmo Chíxaro do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que acolheu um pedido do MPAM.

Segundo informações de bastidores, a motivação da prisão se deu por conta de ameaças à vereadora de Borba, enfermeira Tatiana Franco (PTB), em novembro do ano passado.

Conforme o documento, a prisão preventiva é fundamentada nos art. 312, § 2º c/c art. 316, tem prazo de 15 dias e pode ser que o órgão ministerial peça uma prorrogação do prazo.

Peixoto é alvo de vários inquéritos no órgão ministerial que podem desencadear processos por improbidade administrativa. Um dos episódios mais famosos foi a luta de MMA protagonizada pelo gestor municipal e um ex-vereador da cidade de Borba. Um inquérito civil foi instaurado para apurar eventual ato de improbidade administrativa e de infração político-administrativa.

Mas esse não foi um caso isolado. Simão Peixoto tem fama de ‘brigão’ e ano passado protagonizou uma das cenas mais lamentáveis do processo eleitoral do Amazonas. O prefeito agrediu o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), em setembro do ano passado enquanto acompanhava a comitiva do governador Wilson Lima (União Brasil) em Borba. Cidade, por sua vez fez um Boletim de Ocorrência contra o gestor.

Dois meses depois da agressão em Cidade, Simão Peixoto foi novamente denunciado na sede da Delegacia da Polícia Civil em Manaus. A vereadora Enfermeira Tatiana Franco (PTB) fez um BO por desacato em um comício após o segundo turno das eleições. De acordo com a denúncia, o prefeito ameaçou ‘dar uma ripada’ na vereadora de Borba.

*Com informações de O Poder*

Deixe um comentário