Você está visualizando atualmente Proposta de Roberto Cidade quer capacitar estudantes da rede pública com noções básicas de sobrevivência

Proposta de Roberto Cidade quer capacitar estudantes da rede pública com noções básicas de sobrevivência

Proposta de Roberto Cidade quer capacitar estudantes da rede pública com noções básicas de sobrevivência

O recente caso das quatro crianças desaparecidas por 40 dias na Amazônia colombiana e dos dois irmãos que ficaram perdidos em área de mata, no município de Manicoré, por 27 dias no ano passado, motivaram o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a apresentar o Projeto de Lei nº 577/23, que dispõe sobre a criação e oferta de curso de noções básicas de sobrevivência para estudantes da rede pública estadual de ensino. 

“O que todo o mundo chamou de milagre, no caso das crianças da Colômbia, só foi possível porque aquelas crianças são indígenas e a mais velha delas tinha conhecimentos de sobrevivência na selva. Diante disso, elaboramos um Projeto de Lei que visa à criação e oferta de Curso de Noções Básicas de Sobrevivência. Nossa proposta é que o curso forneça aos estudantes, sobretudo, aos residentes no interior do Estado e na zona rural de Manaus conhecimentos básicos que possam capacitá-los para situações adversas e de emergência, como desorientação na mata, desastres naturais, acidentes e outras eventualidades”, exemplificou.

Conforme a proposta, devem ser ministrados cursos com noções básicas de primeiros socorros; orientações sobre como agir em situações de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos de terra, incêndios florestais; treinamento em técnicas de orientação e navegação; noções de segurança alimentar e como obter e purificar água em condições adversas; orientações sobre como lidar com animais peçonhentos e perigosos, entre outras.

“Temos algumas iniciativas pontuais nesse sentido, como o Bombeiros Mirins, ou os projetos dos Desbravadores e dos Escoteiros. Mas acabam sendo restritos a um grupo de crianças. Nosso PL quer ampliar esse conhecimento, permitindo que todas as crianças em idade escolar, matriculadas na rede estadual de ensino, aprendam essas técnicas e se sintam preparadas, desde cedo, a lidar com situações adversas que possam ocorrer, o que vai ser determinante para a manutenção da vida”, afirmou.

Deixe um comentário