Você está visualizando atualmente Barulho de sirenes, gás de pimenta, gritaria e muito fogo: Brasília vive noite de caos

Barulho de sirenes, gás de pimenta, gritaria e muito fogo: Brasília vive noite de caos

Barulho de sirenes, gás de pimenta, gritaria e muito fogo: Brasília vive noite de caos

Grupos ainda não identificados realizaram atos de vandalismo na noite desta segunda-feira (12) em Brasília. Houve, entre outras coisas, tentativa de invasão a um prédio da Polícia Federal. Durante o tumulto, carros e ônibus foram incendiados.

Para controlar e dispersar os manifestantes, agentes da Polícia Federal usaram bombas de efeito moral e gás de pimenta.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registro de feridos até o início da madrugada desta terça (13). Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que o alvoroço teve início após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o cacique José Acácio Serere Xavante, líder indígena apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). A detenção ocorreu pela suposta prática de atos considerados antidemocráticos.

Conforme a PF, Xavante teria realizado manifestações de cunho antidemocrático em diversos locais da capital federal, especialmente em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília (onde ocuparam a área de embarque), no centro de compras Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, Xavante pede aos manifestantes que não se envolvam em “briga ou confronto”.

“Meus amigos, irmãos, povo brasileiro, cacique e líderes. Estou bem, graças a Deus, e estou em paz. Quero pedir: como eu tenho amado os senhores, se os senhores me amam também, me consideram, eu quero pedir para que os senhores não venham fazer conflito, briga ou confronto com a autoridade policial e venham viver em paz. E não pode continuar o que aconteceu, infelizmente, essa destruição dos carros, ataque à sede da PF”, declara.

“Sabemos que somos povo santo, povo de bem, povo que não compactua com derramamento de sangue, briga e conflito. A nossa briga não é contra as pessoas humanas. É contra as potestades espirituais, Deus abençoe a todos”, acrescenta.

Com base na determinação de Alexandre de Moraes, a prisão temporária do cacique Serere Xavante será de 10 dias.

Fonte: Conexão Política

Deixe um comentário