Você está visualizando atualmente China envia ajuda humanitária à Venezuela, diz regime de Nicolás Maduro

China envia ajuda humanitária à Venezuela, diz regime de Nicolás Maduro

Um carregamento com 65 toneladas de ajuda humanitária enviada pela China chegou nesta última sexta-feira (29/03) à Venezuela, informou o regime de Nicolás Maduro. Os medicamentos e insumos médicos chegaram de avião ao aeroporto de Maiquetía, próximo à capital Caracas.

O regime chavista considerou a chegada da ajuda uma vitória contra o governo dos Estados Unidos. Na pista do aeroporto, o ministro da Indústria venezuelano, Tareck El Aissami, afirmou: “Estamos vencendo o pretenso cerco e o bloqueio”.

A China, inclusive, é um dos países que mantiveram o reconhecimento a Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. A Rússia também apoia o governo chavista, e enviou carregamentos de ajuda humanitária e guarnições militares à Venezuela – movimento criticado pelos EUA e pelo Brasil.

De acordo com o ministro El Aissami, o governo chinês enviou antibióticos, analgésicos, medicamentos para doenças crônicas e material médico-cirúrgico. A agência France Presse disse que o embaixador da China na Venezuela também participou da cerimônia de entrega.

A saúde é uma das áreas mais críticas do colapso humanitário vivido na Venezuela. Relatório das Nações Unidas enviado ao regime de Maduro na quinta-feira mostra que aproximadamente 300 mil pessoas estão sob risco porque não conseguem acesso a medicamento para doenças crônicas ou para o controle do vírus HIV.

Deixe um comentário