Você está visualizando atualmente Guedes nega aumento de impostos e defende congelamento de salário dos servidores

Guedes nega aumento de impostos e defende congelamento de salário dos servidores

Guedes nega aumento de impostos e defende congelamento de salário dos servidores

É fundamental que o dinheiro da saúde não tenha sequer a possibilidade de virar aumento de salário para funcionalismo no ano que vem”.

Essa foi uma das frases utilizadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para defender, mais uma vez, que Jair Bolsonaro (sem partido) vete a possibilidade de conceder reajustes salariais aos servidores públicos por 18 meses. “O que pedimos agora é que o funcionalismo público faça uma contribuição”, disse.

As declarações foram dadas durante uma live neste sábado (9), promovida pelo Itaú BBA.

Guedes afirmou que, caso o presidente da República confirme o veto para o aumento salarial do funcionalismo, fica garantido que, já em 2021, o Brasil volta para a trilha do ajuste fiscal.

“Se o presidente vetar esse aumento, como disse que vai fazer, o déficit fiscal extraordinário por conta das medidas para combate à pandemia fica restrito a este ano”, disse Guedes. Ele afirmou ainda que é preciso garantir que, em 2021, os gastos com Previdência, os juros da dívida e as despesas com funcionalismo, sem o aumento, sigam controlados.

Segundo o ministro, existe uma consciência hoje no Brasil sobre a necessidade da sustentabilidade fiscal. “Mudamos o regime fiscal. Em vez de freio monetário e ‘fiscal’ frouxo, passamos para ajuste fiscal, com juros mais baixos e câmbio mais alto”, disse.

Deixe um comentário