Você está visualizando atualmente ‘Lula está em processo de decisão’, diz Padilha sobre novo PGR

‘Lula está em processo de decisão’, diz Padilha sobre novo PGR

‘Lula está em processo de decisão’, diz Padilha sobre novo PGR

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou, nesta segunda-feira (25), que o presidente Lula está em fase de decisão sobre a escolha do próximo procurador-geral da República, que irá substituir Augusto Aras.

Padilha destacou que o presidente tem realizado diversas conversas com interlocutores para definir o nome.

O ministro ressaltou, em entrevista coletiva, a importância de o presidente ter tempo para tomar essa decisão, pois é necessário realizar a sabatina no Senado posteriormente. Além disso, ele mencionou que o Brasil já enfrentou situações de interinidade anteriormente.

“Eu defendi muito ao presidente que ele não tem que ter qualquer tipo de exigência em relação a esse calendário de definição desse nome. Ele tem o tempo dele para definir, o presidente gosta de entrevistar as pessoas, tem conversado muito com interlocutores sobre isso, está no seu processo de decisão. Sempre lembrando: não basta correr porque depois o Senado vai fazer a sabatina. Não é a primeira vez que o Brasil teve uma situação de interinidade”, disse Padilha.

Augusto Aras dedicou seus últimos dias de seu mandato como procurador-geral da República a defender sua trajetória à frente do cargo. Compartilhou com amigos uma lista de realizações na PGR e lançou um livro que destaca como sua gestão “salvou vidas” durante a pandemia. Em sua despedida no Supremo Tribunal Federal (STF), Aras afirmou ter sido alvo de “incompreensões e falsas narrativas”, revelando seu incômodo com as avaliações públicas sobre seu trabalho.

Aras recebeu críticas ao longo de sua gestão pela sua proximidade e alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente em relação à condução da crise da Covid-19 e também por arquivar processos da Lava Jato, bem como por sua ligação com políticos do Centrão.

Reportagem recente de Crusoé mostrou que Lula busca um novo PGR com as mesmas características de Aras.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário