Você está visualizando atualmente MP quer investigação sobre suposto apagão de dados no Planalto

MP quer investigação sobre suposto apagão de dados no Planalto

MP quer investigação sobre suposto apagão de dados no Planalto

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal entrou nessa sexta-feira (11), com pedido de abertura de investigação sobre o suposto apagão de dados dos computadores do Palácio do Planalto. De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência, arquivos da Presidência da República teriam sido sendo apagados após uma ameaça hacker ter sido detectada.

O MPF quer que a Secretaria-Geral da Presidência explique de quem partiu a ordem de formatação dos HDs e se a pasta promoveu a apuração de responsabilidades sobre eventuais causas e responsáveis pelo ocorrido.

Em nota à imprensa, a Secretaria-Geral da Presidência limitou-se a dizer que um “malware” foi detectado em algumas estações de trabalho. A infecção, segundo a nota, ocorreu por meio de “phishing”, técnica usada na internet para o roubo de dados confidenciais. A pasta garantiu que não houve vazamento de dados, nem comprometimento de sistemas hospedados na rede da Presidência da República.

“Faz-se necessário, assim, para a adequada proteção do patrimônio público e para a segurança da informação constante de bancos de dados da maior relevância para o Estado brasileiro, que todas as circunstâncias do suposto ataque e da suposta formatação sejam apuradas, bem assim que os agentes públicos envolvidos na ocorrência sejam ouvidos, para melhor esclarecer os fatos, seus desdobramentos e consequências”, destacou o MPF no documento que pede abertura da investigação.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário