Você está visualizando atualmente TSE condena Flávio Bolsonaro por publicar vídeo que associa Lula ao demônio

TSE condena Flávio Bolsonaro por publicar vídeo que associa Lula ao demônio

TSE condena Flávio Bolsonaro por publicar vídeo que associa Lula ao demônio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por seis votos a um, condenar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Rômulo Quintino (PL-PR), de Cascavel, por terem publicado em suas contas nas redes sociais um vídeo em que associa Lula ao “demônio“. A corte determinou que eles paguem multa de R$ 5 mil cada. A maioria dos ministros acolheu representação do PT, que alegou propaganda eleitoral negativa em 2022.

O caso ocorreu em fevereiro de 2022. O vídeo, que foi editado, mostra uma declaração de Lula fora de contexto durante encontro com representantes do movimento negro na cidade de Salvador, em agosto de 2021. “Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim“, diz ele.

Na verdade, a fala completa do petista foi a seguinte: “Eu, ontem, quando eu cheguei, as mulheres no palco jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo. Como é que chama? Me entregaram um Xangô, e nas redes sociais do bolsonarismo eles estão dizendo que eu tenho relação com o demônio, que eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim.”

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, relatora do caso, rejeitou a ação sob o argumento de que não havia uma relação com as eleições, sobretudo por causa da distância entre o fato e o período eleitoral. O caso foi levado a julgamento no plenário virtual.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, divergiu e votou para aplicar a multa por propaganda eleitoral negativa, com determinação de remoção imediata do conteúdo. Os outros ministros o acompanharam na votação.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário