Você está visualizando atualmente “A casta vermelha treme”, diz Milei sobre ofensiva de Lula

“A casta vermelha treme”, diz Milei sobre ofensiva de Lula

“A casta vermelha treme”, diz Milei sobre ofensiva de Lula

Candidato favorito da direita nas eleições presidenciais da Argentina, Javier Milei disse que “a casta vermelha treme” ao comentar ação de Lula para conter sua candidatura. O argentino compartilhou recorte de reportagem do Estadão que detalha a movimentação do petista para viabilizar um empréstimo de 1 bilhão de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

“Muitos comunistas nervosos e com ações diretas contra minha pessoa meu espaço”, escreveu Milei em seu perfil no X, antigo Twitter, acrescentando, em letras maiúsculas: “A liberdade avança, viva a liberdade caralho”.

De acordo com o Estadão, Lula buscou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, com urgência no fim de agosto. Como ela não estava em Brasília, foi contatada por telefone. O assunto: autorizar uma operação que viabilizasse o empréstimo, para dar uma forcinha ao ministro da Economia, Sergio Massa, candidato do presidente Alberto Fernández.

Tebet é a governadora do Brasil no CAF. Como a Argentina não poderia mais ter acesso aos recursos do banco, por ter esgotado o limite de crédito, Lula articulou para que os países-membros do CAF aprovassem a transferência de 1 bilhão de dólares diretamente para o Fundo Monetário Internacional (FMI), em nome da Argentina. Dos 21 países que compõem o CAF, somente o Peru votou contra, registra o Estadão.

Pesquisa do instituto Atlas Intel divulgada na última sexta-feira (29) mostrou Massa ligeiramente à frente de Milei na corrida presidencial. Segundo o levantamento, o ministro tem 30% das intenções de voto, contra 27,9% do desafiante. Patricia Bullrich, da coalizão de centro-direita Juntos por el Cambio, tem 27,7%.

Milei se tornou um fenômeno no país após vencer as eleições primárias, o que lhe colocou definitivamente no páreo para ganhar a disputa pela Casa Rosada.

Além de fazer um corte drástico na estrutura do governo, o libertário propõe dolarizar a economia argentina. Leia mais detalhes em reportagem de Crusoé.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário